Alpine revela que soube da ida de Alonso para Aston Martin em 2023 pela imprensa

Otmar Szafnauer deu uma longa entrevista à revista Autosport e revelou que ficou muito surpreso com a ida de Fernando Alonso para a Aston Martin em 2023 — que ele só soube pelo comunicado do espanhol enviado à imprensa. Um dia antes, ele confirmou que Alonso ainda negociava a renovação com a Alpine

Não foram só os torcedores que foram pegos de surpresa com a ida repentina de Fernando Alonso para a Aston Martin a partir da próxima temporada da Fórmula 1. Otmar Szafnauer revelou à revista Autosport que até a noite do último domingo, as negociações com espanhol para a renovação com a Alpine estavam avançadas. Foi quando ele descobriu pela imprensa, no dia seguinte, que Alonso tinha, na verdade, assinado um contrato multianual com o time de Lawrence Stroll.

Szafnauer admitiu que foi um choque saber pelo comunicado oficial de Alonso que ele não defenderia a Alpine em 2023. “[O comunicado] foi a primeira confirmação que tive”, revelou o chefe da base em Enstone. “É claro que, quando estamos no paddock, há todos os tipos de rumores, e ouvi rumores de que a Aston Martin estava interessada.”

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Otmar Szafnauer ficou surpreso com a decisão de Alonso, já que esperava a renovação do espanhol com a Alpine (Foto: F1)

“Uma vez que você ouve que eles estão interessados, então provavelmente discussões aconteceram, e há outras indicações de discussões que ocorreram, como sair do mesmo motorhome ao mesmo tempo, coisas do tipo que eu vi. Mas estava confiante de que, mesmo com essas conversas — e não há nada de errado em explorar [as opções] —, estávamos muito próximos [de fechar a renovação]”, continuou.

Antes, Szafnauer contou ainda que questionou Alonso sobre uma possível ida do espanhol para a Aston Martin e ouviu de volta ‘Não, não assinei nada'”. “Fiquei um pouco surpreso”, admitiu. “Então, sim, a primeira confirmação que tive foi o comunicado enviado para a imprensa.”

Questionado se já havia conversado com o piloto depois do anúncio, Szafnauer disse que não. “Ele deve estar em algum barco, acho, em algum lugar das Ilhas Gregas. Aproveitei esta manhã para me dirigir ao pessoal em Enstone. E a segunda coisa que estou fazendo é falar com vocês [imprensa]. E, ontem mesmo, recebi várias ligações de pilotos em potencial”, completou o dirigente.

O acordo entre Alonso e a Aston Martin é multianual, embora não tenha sido revelado com exatidão de quantos anos se tratam. Uma das coisas que pesou na decisão do bicampeão, segundo as sua próprias palavras, é poder fazer parte de uma equipe que tem o mesmo nível de ambição que ele, que é lutar por vitórias. “Ainda tenho a fome e a ambição de lutar para estar na frente e quero ser parte de uma organização que estará comprometida em aprender, desenvolver e ser bem sucedida”, disse Alonso.

Entende-se, no entanto, que o bicampeão não estava satisfeito em renovar por apenas mais um ano com o time francês. Szafnauer afirmou que, de fato, havia pontos pendentes na negociação entre as partes, mas que ele acreditou que seriam resolvidos. “Ele disse que seu advogado retornaria, e eu acreditei que fosse assim.”

“Então, antes dele sair [da reunião], confirmei que estaríamos assinando em breve. E ele disse ‘Sim, não se preocupe, não assinei com mais ninguém’. Oferecemos um contrato para mais um ano. E discutimos com Fernando o seguinte: ‘Olha, se ano que vem, à essa altura, seu desempenho estiver no mesmo nível, claro que vamos levar em conta e o contrato pode ser estendido’. Mas acho que ele queria uma garantia independente do desempenho. E acho que esse foi o ponto crucial”, finalizou Szafnauer.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.