Alonso deixa Alpine e assume vaga de Vettel na Aston Martin na Fórmula 1 em 2023

A Aston Martin não tardou em definir o substituto do tetracampeão e, apenas quatro dias após o anuncio da aposentadoria de Sebastian Vettel, anunciou a contratação de Fernando Alonso em um contrato multianual

Durou pouco o mistério. A Aston Martin anunciou nesta segunda-feira (1) que Fernando Alonso será o substituto de Sebastian Vettel na Fórmula 1 a partir da temporada 2023. O espanhol assinou um contrato de vários anos com a equipe comandada por Lawrence Stroll.

Na última quinta-feira, a Aston Martin virou o centro do noticiário com o anúncio da aposentadoria do tetracampeão. Apenas quatro dias mais tarde, porém, a escuderia anuncia a substituição por Alonso, que vinha negociando a permanência na Alpine.

OPINIÃO GP
▶️ Da tática errada às risadas dos rivais da Ferrari: Binotto é caso de demissão

Fernando Alonso vai defender a Aston Martin a partir de 2023 (Foto: Alpine)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“A equipe Aston Martin está claramente aplicando muita energia e comprometimento para vencer e, portanto, é uma das equipes mais empolgantes da Fórmula 1 hoje”, disse Alonso. “Conheço Lawrence e Lance há muitos anos e é bastante óbvio que eles têm ambição e paixão de serem bem sucedidos na Fórmula 1”, seguiu.

“Assisti a equipe atrair sistematicamente ótimas pessoas com pedigree vencedor, e estou ciente do enorme comprometimento com as novas instalações e recursos em Silverstone”, apontou. “Ninguém na Fórmula 1 hoje demonstra uma visão melhor e um comprometimento absoluto com a vitória, e isso torna essa oportunidade empolgante para mim”, justificou.

O bicampeão frisou que ainda deseja brigar entre os ponteiros e, por isso, quer fazer parte de equipe que tem o mesmo nível de ambição que ele.

“Ainda tenho a fome a ambição de lutar para estar na frente e quero ser parte de uma organização que estará comprometida em aprender, desenvolver e ser bem sucedida”, comentou. “Nós todos sabemos que existe muito a ser feito para chegar na frente e que precisamos aplicar toda nossa energia em trabalharmos juntos para encontrar performance. A paixão e o desejo que tenho testemunhado me convenceram a manter meu prazer e meu compromisso com o esporte. Pretendo vencer outra vez neste esporte e, por isso, tenho de aproveitar as oportunidades que parecem certas para mim”, defendeu.

Presidente-executivo da Aston Martin, Lawrence Stroll destacou a mentalidade vencedora de Alonso e frisou que foi fácil perceber que ambos gostariam de trabalhar juntos, apesar da conversa recente.

“Conheço e admiro Fernando há muito tempo e sempre ficou claro para mim que ele é um vencedor comprometido como eu”, disse Lawrence. “Me comprometi a reunir as melhores pessoas e a desenvolver os melhores recursos e organização para sermos bem sucedidos neste esporte altamente competitivo, planos estes que agora tomam forma em Silverstone”, continuou.

“Parecia natural, portanto, convidar Fernando para ser parte do desenvolvimento de uma equipe vencedora, e nós muito rapidamente estabelecemos em nossa recente conversa que temos as mesmas ambições e valores. Foi lógico e fácil confirmarmos o desejo e trabalharmos juntos”, concluiu.

Chefe da equipe, Mike Krack relatou a empolgação com que a Aston Martin recebeu a notícia da chegada de Alonso e considerou que o espanhol pode ter um enorme impacto no crescimento da performance.

“Testemunhei a empolgação da equipe de engenharia e de toda a organização com a oportunidade de trabalhar com Fernando”, contou Krack. “Sabemos que quase todo mundo pode aprender com alguém com a calibre e a experiência de Fernando. Estamos confiantes de que ele vai inspirar todo mundo a melhorar o jogo, o que só aumentará a energia já contagiante que existe dentro do time”, previu.

“Estamos no caminho para criar uma organização vencedora e está claro que Fernando vai acelerar nosso progresso e nos levar a uma performance da qual poderemos nos orgulhar”, apostou. “Estamos encantados em ter Fernando e Lance no nosso line-up de pilotos para o próximo ano — a combinação de experiência e juventude será incrivelmente forte e os dois pilotos estão ansiosos para competirem e trabalharem juntos”, garantiu.

“A equipe tem uma nova liderança focada no desenvolvimento do AMR23, e estamos todos empolgados que eles e nossos futuros projetos irão se beneficiar do conhecimento e da experiência que Fernando trará”, encerrou.

Pelas redes sociais, a Alpine se manifestou em relação a saída de Alonso ao fim da temporada. Os franceses desejaram sorte ao piloto e prometeram anunciar o próprio line-up no momento oportuno.

“Desejamos a Fernando o melhor em seu futuro na Fórmula 1. Fernando sempre foi, e sempre será, parte da família Renault e Alpine e estamos orgulhosos e nos sentimos privilegiados por termos compartilhado tantos momentos juntos na pista”, escreveu a equipe no Twitter. “Estamos ansiosos para terminar o restante da temporada 2022 com Fernando em azul, e vamos continuar forçando ao máximo até a última volta em novembro”, garantiu.

“A equipe vai anunciar seu line-up de pilotos para a temporada 2023 da Fórmula 1 no momento oportuno”, completou.

Embora viesse negociando a renovação com Alonso e até tivesse sinalizado com a permanência dele, não era segredo que nem todo mundo na Alpine era favorável à continuidade do espanhol na equipe. Otmar Szafnauer, chefe da equipe, falou abertamente que não estava no cargo quando Fernando foi contratado e assumiu que já via Oscar Piastri pronto para subir para a Fórmula 1. O piloto da Fórmula 2, aliás, é agora o mais provável substituto do bicampeão na equipe.

FÓRMULA 1 2022: HÁ CHANCE REAL DA MERCEDES TERMINAR À FRENTE DA FERRARI?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.