Alpine se diz tranquila sobre relação com “profissional” Alonso: “Alvos bem definidos”

Otmar Szafnauer disse que a Alpine tem como meta ser a quarta melhor equipe no Mundial de Construtores da F1 2022, e Fernando Alonso entende que precisa trabalhar em busca do melhor resultado possível na pista

A Fórmula 1 retorna às pistas no próximo final de semana, na Bélgica, e uma das expectativas é sobre como será o relacionamento de Fernando Alonso com a Alpine nas corridas finais da temporada 2022. O espanhol foi o fio condutor da bomba que explodiu na base em Enstone no início da chamada “silly season”, mas Otmar Szafnauer garante que não tem nenhuma preocupação para o resto do ano, pois o relacionamento entre ambos é ditado pelo profissionalismo.

Alonso está de malas prontas para correr na Aston Martin a partir de 2023, e a Alpine só tomou conhecimento da decisão pelo comunicado enviado à imprensa. Acontece que o bicampeão negociava a renovação com os franceses, e isso interferiu diretamente no destino de outro piloto: Oscar Piastri, que, em meio ao impasse sobre o futuro de Alonso, acabou procurando a McLaren, em acordo ainda não oficializado. De repente, a Alpine se viu sem sua grande estrela e ainda perdeu o pupilo em ascensão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fernando Alonso provocou o caos na Alpine, mas equipe confia em seu profissionalismo em 2022 (Foto: Alpine)

“Não tenho nenhuma preocupação com o resto da temporada”, garantiu Szafnauer. “Nossos objetivos estão bem definidos. Queremos terminar ao menos em quarto no Mundial de Construtores. Acho que o terceiro lugar é um passo distante demais. Fernando entende isso também. Ele é um profissional, um competidor”, acrescentou.

“Uma vez com o capacete posto, sabemos muito bem que, se não vencer, ele vai querer fazer o melhor possível com o carro. Quando está no carro, nada mais passa pela cabeça dele a não ser terminar na melhor posição, tanto na corrida quanto no campeonato. Ele ainda tem esse impulso, e está aqui para isso”, completou o chefe da Alpine, ressaltando ainda que tem o mesmo perfil: “Eu sou igual.”

Szafnauer falou também sobre o intenso trabalho no desenvolvimento da A522. Desde o início do ano, a equipe ficou fora dos pontos em apenas uma ocasião (Ímola), e a evolução nas últimas corridas empurrou o time ao quarto lugar, ultrapassando a rival direta, McLaren.

“Eu quero fazer o melhor que for possível. Especialmente esse ano, nossas atualizações estão indo bem rápido. Teremos mais uma atualização em Spa, e vamos continuar assim até o final do ano. E Fernando entende isso também”, disse. “E ele vai trabalhar duro, assim como Esteban [Ocon], para maximizar a performance do time. Não tenho dúvidas disso”, salientou o dirigente.

Ao ser questionado sobre como vê o futuro de Alonso no time de Lawrence Stroll, Szafnauer destacou que a parceria tem tudo para ser bem sucedida, pois o veterano já deu provas de que ainda compete em alto nível, mesmo já tendo 41 anos.

“Ele é um ótimo piloto, um dos melhores com quem trabalhei. Ainda compete num nível muito alto. É rápido e, em condições complicadas, realmente mostra a sua habilidade de piloto, ele está ainda melhor. Se isso continuar por mais três anos, ótimo para a Aston Martin e para Fernando”, garantiu.

“Não sei quando isso vai começar a diminuir, mas numa relação de trabalho, há muitos fatores que devem ser levados em conta, então não tem como saber o que vai acontecer [na Aston Martin]. Vamos ver”, finalizou Szafnauer.

LEIA TAMBÉM
Alonso sacode grid em acordo surpresa com Aston Martin e prova que é feito para F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.