Antonelli impressiona Mercedes em teste particular com problemático W13 em Ímola

Desempenho de Andrea Kimi Antonelli causou frisson entre engenheiros da Mercedes, que viram constância e velocidade após dois dias de treinos

A Mercedes terminou impressionada com o desempenho de Andrea Kimi Antonelli nos dois dias de testes com o W13, modelo que o time utilizou na temporada 2022 da Fórmula 1. As atividades foram realizadas na última segunda e terça-feira, dias 29 e 30 de abril, em Ímola. O que deu para tirar das atividades é que titular da Prema na Fórmula 2 causou boa impressão naqueles que acompanhavam.

A informação é do MotorsportItalia. Foi a primeira vez que Antonelli acelerou o carro, mas a segunda oportunidade com um Fórmula 1: no último mês, completou um dia de atividade com o W12 — modelo que rendeu à Mercedes o título do Mundial de Construtores de 2021 — no Red Bull Ring, palco do GP da Áustria. O intuito de Toto Wolff, chefe da equipe, foi dar a oportunidade ao piloto para estrear em um monoposto que foi competitivo.

Vale destacar que as condições na Áustria não foram das melhores. Um dos dois dias programados foi cancelado em decorrência da neve que caiu no autódromo. Dessa vez, o clima esteve muito melhor para acelerar um carro de Fórmula 1.

Com o modelo que foi alvo de reclamações por parte de Lewis Hamilton e George Russell, Antonelli completou cerca de 500 km no primeiro dia de atividades — sem qualquer notificação por erro ou escapada de pista. O jovem de 17 anos completou o percurso com voltas na casa de 1min20s. A comparação pode não ser muito justa, pois o GP da Emília-Romanha de 2022 teve início com pista muito molhada, mas os pilotos conseguiram utilizar os compostos de pista seca do meio para o final da prova. Na ocasião, Russell cravou para a Mercedes 1min20s962 como melhor volta.

Andrea Kimi Antonelli durante testes em Ímola (Foto: Reprodução)

Na terça-feira, último dia de testes, a Mercedes montou uma programação distinta para intensificar o aprendizado de alguns procedimentos e para que ele se adaptasse com os complexos sistemas do carro. Nesse período, Antonelli usou compostos médio e fez stints mais curtos para que pudesse aumentar o ritmo — com menos combustível e mais potência no motor.

Sem erros, Antonelli alcançou 1min17s9 com os pneus médios com a pista em torno dos 42ºC, o que poderia afetar o desgaste dos compostos. No final, o italiano tinha cerca de 15 kg de combustível no tanque e pneus macios, atingindo 1min17s18, causando, definitivamente, boa impressão dentro da Mercedes.

A comparação também pode ser injusta pelo clima variado sob o autódromo Enzo e Dino Ferrari há dois anos, mas Max Verstappen fez a pole em 2022 com 1min18s446. A referência mais recente em Ímola vem do mês de março, quando Oscar Piastri testou pela McLaren com o MCL36, o modelo de duas temporadas atrás. Na ocasião, o australiano fez 1min17s89, 0s7 mais lento que Antonelli.

As sessões em Ímola trazem novos argumentos à tentativa de colocar Antonelli na Williams ainda nessa temporada. O time de Grove decidiu sacar Logan Sargeant e está pronto para fazer o movimento após o GP de Miami, de acordo com o experiente jornalista Joe Saward. Com um empurrão de Wolff, Antonelli é o substituto desejado, mas o italiano não tem permissão para ingressar à Fórmula 1, pois ainda não completou 18 anos — o que será consumado somente em 25 de agosto. Portanto, ainda não tem direito à superlicença. É possível pedir à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) uma exceção para que a possibilidade da licença especial seja adiantada.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. O TL1 abre o fim de semana de pista na sexta-feira, às 13h30 [de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação sprint acontece a partir das 17h30. No sábado, a corrida sprint abre as atividades às 13h, ao passo que a classificação oficial está marcada para as 17h. Por fim, a largada está marcada para as 17h do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.