Andretti anuncia parceria com GM e planeja entrada da Cadillac na Fórmula 1

Após chamado da FIA para receber novas equipes, Andretti anuncia parceria com General Motors para trazer marca Cadillac ao grid da Fórmula 1

A Andretti anunciou, nesta quinta-feira (5), que firmou uma parceria com a General Motors para criar uma nova equipe na Fórmula 1 com a marca Cadillac. O movimento é uma resposta para a FIA, que recentemente abriu processo para receber novas equipes na categoria.

Michael Andretti, presidente e diretor-executivo da Andretti Global, não deu indicações de quando o time inteiramente americano (inclusive com um piloto dos Estados Unidos) estaria pronto para entrar no grid, citando que depende da manifestação de interesse da FIA, o tempo de demora e a posição onde a equipe está.

O time receberia motores de outra fabricante, mas tanto Andretti quanto Cadillac ofereceriam todo o suporte técnico. A equipe operaria na nova sede da Andretti Global, que está em construção na cidade de Fishers, Indiana, nos Estados Unidos, e deve começar a funcionar em 2025. Uma outra sede, na Europa, também serviria para as operações.

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Andretti indicou candidatura à F1 em 2024, mas equipes demonstram resistência (Foto: Indycar)

“A Andretti Global e sua família de equipes de corrida continuam crescendo e sempre de olho no que vem a seguir. Sinto que estamos prontos para sermos uma nova equipe de Fórmula 1, e podemos agregar valor à categoria e aos nossos parceiros, além de trazer animação para os fãs. Estou orgulhoso de ter a GM e a Cadillac ao nosso lado enquanto buscamos esse objetivo”, comentou Michael.

“GM e Andretti dividem esse legado de amor pelas corridas. Agora, temos a chance de combinar nossa paixão por automobilismo e dedicação à inovação para construir uma verdadeira candidatura americana à F1. Juntos, vamos dar continuidade aos procedimentos e etapas apresentadas pela FIA durante o processo de avaliação. Enquanto isso, vamos nos manter otimistas e preparados para o caso de a Andretti Cadillac ter sua candidatura formalmente aprovada para a F1”, concluiu.

Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que utilizou as redes sociais nesta semana para comentar que a Federação estava acolhendo pedidos para entradas na Fórmula 1, rapidamente se pronunciou sobre a parceria dos americanos.

“Acolho a notícia da parceria entre Cadillac e Andretti e a FIA aguarda, com expectativa, novas discussões no processo de manifestação de interesse para o grid da Fórmula 1”, comentou.

Michael Andretti quer entrar na F1, mas enfrenta resistência de boa parte das equipes (Foto: IndyCar)

A Cadillac tem experiência no esporte a motor com a participação no IMSA SportsCar Championship, além de ter entrado recentemente no Mundial de Endurance após a mudança de regulamento dos Hipercarros.

“A General Motors tem a honra de firmar parceria com a Andretti Global nesse momento histórico das corridas. Temos uma longa e rica história no automobilismo e na inovação em engenharia e estamos muito felizes com a perspectiva de uma parceria com a Andretti para formar uma equipe americana na F1, que vai ajudar a estimular ainda mais o interesse global na categoria e no esporte”, declarou Mark Reuss, presidente da General Motors.

“Cadillac e F1 têm um crescente apelo global. Nossa marca tem um pedigree de automobilismo sendo fabricado há mais de um século, e ficaríamos orgulhosos de ter a chance de trazer nossa inconfundível inovação e design americano para a Fórmula 1

O processo para a entrada da parceria Andretti Cadillac precisa do apoio da F1 e das outras equipes do grid, além de uma taxa de entrada de US$ 200 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) como um fundo que será dividido entre o grid atual para compensar a divisão do dinheiro que acontece com a entrada de um novo time.

A parceria com a General Motors representa a melhor chance de entrada da Andretti na Fórmula 1. O time, já conhecido por suas operações em Indy, Fórmula E, IMSA e Extreme E, manifesta o desejo de estar no Mundial desde 2021. O conglomerado chegou a se aproximar de um acordo para comprar a Sauber, mas que colapsou de última hora.

Mesmo manifestando o interesse, a nova equipe encontrou resistência, tanto da FIA quanto de outros times do grid. O time chegou a entrar com um pedido oficial para a entrada em 2024, até firmando um acordo verbal para ter motores Renault, mas sem sinal positivo da Federação.

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