Anúncio de Bottas na Alfa Romeo deixa grid da F1 2022 com sete vagas abertas

13 pilotos têm contratos para seguir na Fórmula 1 em 2022, incluindo Valtteri Bottas na Alfa Romeo. Sete vagas seguem abertas, com quatro delas trazendo alto grau de imprevisibilidade

Nicholas Latifi bateu forte no fim do Q2 (Vídeo: Reprodução/TV)

O mercado da Fórmula 1 para 2022 segue afunilando. O anúncio desta segunda-feira (6) de que Valtteri Bottas deixa a Mercedes para defender a Alfa Romeo representa uma nova chacoalhada em uma ‘silly season’ das quentes. Após a confirmação, o grid do próximo ano fica com sete vagas ainda com donos indefinidos.

Algumas delas, claro, são mais indefinidas do que outras. O melhor exemplo disso é a vaga da Mercedes, na iminência de ser preenchida por George Russell. A da Aston Martin também está destinada a ser de Lance Stroll, filho do dono, Lawrence Stroll. A permanência de Pierre Gasly na AlphaTauri, apesar de menos óbvia, também se tornou altamente provável após a decisão da Red Bull de renovar com Sergio Pérez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Alfa Romeo ainda tem uma vaga sem dono (Foto: Alfa Romeo)

Em outras palavras, quatro vagas estão realmente sem donos para 2022. Uma delas é a de companheiro de Bottas: Antonio Giovinazzi luta pela renovação, mas enfrenta concorrência de nomes como Alexander Albon, Callum Ilott, Nyck de Vries, Guanyu Zhou e até mesmo Théo Pourchaire. Kimi Räikkönen já está fora de combate, tendo anunciado a decisão de se aposentar ao fim do ano.

Outra incerteza é a dupla da Williams, contando as horas para perder Russell e com duas vagas abertas. Alexander Albon, Nyck de Vries e Guanyu Zhou são nomes que se repetem na lista de candidatos. Nicholas Latifi luta pela renovação: o canadense traz dinheiro, mas a escuderia britânica afirmou que já não depende mais de pilotos pagantes para fechar o orçamento.

A última vaga incerta é a da AlphaTauri. Yuki Tsunoda ainda vem forte para renovar o contrato e garantir um segundo ano no grid, mas a situação ainda depende do que virá nos próximos meses. A Red Bull tem Jüri Vips e Liam Lawson fazendo bons trabalhos na Fórmula 2, ao passo que o japonês derrapa e sofre para acompanhar Pierre Gasly na Fórmula 1.

Confira o mercado de pilotos da F1 2022

V BOTTASAlfa Romeo Ferrari
Alfa Romeo Ferrari
AlphaTauri Honda
AlphaTauri Honda
F ALONSOAlpine
E OCONAlpine
L STROLLAston Martin Mercedes
Aston Martin Mercedes
C LECLERCFerrari
C SAINZ JRFerrari
N MAZEPINHaas Ferrari
M SCHUMACHERHaas Ferrari
L NORRISMcLaren Mercedes
D RICCIARDOMcLaren Mercedes
L HAMILTONMercedes
Mercedes
M VERSTAPPENRed Bull Honda
S PÉREZRed Bull Honda
Williams Mercedes
Williams Mercedes
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.