Após assinatura do Pacto da Concórdia, Haas confirma presença na F1 até 2025

A Haas era grande incógnita na Fórmula 1 até mesmo para 2021, mas assinou o Pacto da Concórdia. Além de aceitar o acordo, os americanos confirmam intenção de seguir na F1 até 2025

A Haas passou os últimos meses sem se comprometer com a Fórmula 1 no longo prazo, mas tudo mudou nesta quarta-feira (19). Logo após o anúncio do acordo unânime das dez equipes no novo Pacto da Concórdia, os americanos reafirmaram intenção de seguir na categoria por pelo menos mais cinco anos, até 2025.

2025 é justamente o último ano da nova versão do Pacto da Concórdia, que rege acordos comerciais da F1 e agora promete condições financeiras mais justas entre as gigantes e os nanicos do grid. Além de introduzir um regulamento técnico reformulado, com um carro que promete permitir disputas mais acirradas nas pistas, o certame já revelou planos de instituir um teto orçamentário e revisar regras financeiras.

A Haas bateu o martelo e segue na F1 (Foto: Haas)

Isso tudo joga a favor da Haas, hoje uma das equipes com menos funcionários e orçamento mais apertado. Esses fatores levaram o dono Gene Haas a afirmar que os resultados de 2020 seriam cruciais para definir o possível futuro na F1. Não foi o caso: mesmo com a equipe somando apenas 1 ponto nos seis primeiros GPs e aparecendo em penúltimo no Mundial de Construtores, o projeto segue em frente.

A notícia é importante para todos na Haas, mas principalmente para a dupla de pilotos. Romain Grosjean e Kevin Magnussen estão com contratos apenas até o fim de 2021 e agora podem pelo menos lutar por renovação. O francês foi aberto e disse que sua permanência na F1 dependia da sobrevivência da esquadra americana.

O anúncio do comprometimento da Haas até 2025 é uma grata surpresa, principalmente por não ser consequência óbvia da assinatura do Pacto da Concórdia. Equipes podem concordar e seguir com o futuro em xeque, como faz a Mercedes. No caso dos americanos, fica o alívio de ver uma luz no fim do túnel para os próximos anos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.