Após “bagunça” em Baku, Alonso dispara contra regulamento: “Injusto”

Fernando Alonso disparou contra a Fórmula 1 e os companheiros de grid. O espanhol pediu que todos reflitam sobre a classificação altamente acidentada em Baku

Leclerc surpreende e é pole: assista aos melhores momentos da classificação da F1 no Azerbaijão (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Após enfrentar quatro bandeiras vermelhas no treino classificatório do GP do Azerbaijão, liderado por Charles Leclerc, Fernando Alonso optou por tecer duras críticas ao regulamento da Fórmula 1 e a seus companheiros de categoria. O espanhol, oitavo no grid de largada após a sessão deste sábado (5), se viu prejudicado pela “bagunça” que tomou conta das ruas de Baku.

Frustrado por não ter conseguido extrair o máximo do carro, devido às constantes paralisações na sessão, Alonso sentiu que é hora de a F1 rever os acontecimentos de Baku e tirar lições para o futuro. Incluindo sobre a chance de consertar carros arrebentados na classificação

“Foi uma bagunça. Estava difícil entrar no ritmo, mas foi assim para todos. Não creio que usei todo o potencial do carro. Todas as vezes que colocávamos pneus novos, não usávamos. Foi assim para todos”, lamentou.

“É meio injusto que as pessoas que batem podem consertar o carro e largam na mesma posição amanhã. Todos os outros carros ficam no parque fechado até amanhã e não podem ser tocados, então por que é possível mexer nas coisas quando causam a bandeira vermelha? Talvez um dia eu esteja nessa posição e leve vantagem com a regra, mas, enfim, vamos ver o que dá para fazer”, reclamou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Alonso terminou o treino classificatório na nona posição. (Foto: Alpine)

Alonso, ainda irritado, seguiu disparando contra os outros pilotos do grid. O bicampeão sentiu que alguns companheiros de pista pilotaram além de suas habilidades pelas ruas de Baku.

“Aqui [na F1], metade do grid precisa se acalmar; num circuito de velocidade, você não pode guiar no 100%. Talvez seja melhor guiar no 98%. Hoje muita gente estava guiando além de suas habilidades”, apontou.

“É possível ultrapassar aqui em Baku se você tiver ritmo, mas precisamos cuidar dos pneus. Estamos em condições razoáveis para marcar bons pontos. Estou confiante”, encerrou. Alonso fez o nono melhor tempo, mas larga em oitavo após punição a Lando Norris.

A largada da corrida, sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, está marcada para 9h (de Brasília) deste domingo. O GP segue tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.