Leclerc leva pole no Azerbaijão após novo anticlímax no Q3. Hamilton fecha primeira fila
No caos de Baku, Charles Leclerc conquistou a segunda pole-position seguida na temporada. O monegasco vai contar com Lewis Hamilton ao seu lado na primeira fila do grid azeri
Aconteceu de novo. Assim como há duas semanas, em Mônaco, a classificação do GP do Azerbaijão foi encerrada com bandeira vermelha. Em sessão absolutamente acidentada neste sábado (5), com nada menos que quatro interrupções, Charles Leclerc conquistou a segunda pole-position consecutiva na Fórmula 1 em 2021, a nona da carreira. Desta vez, o erro capital não foi do monegasco, mas, sim, de Yuki Tsunoda, que bateu nos segundos finais do Q3. Carlos Sainz, que vinha logo atrás, rodou e também bateu à altura da curva 3.
Lewis Hamilton, depois de uma sexta-feira muito difícil, conseguiu a segunda posição no grid de largada. O heptacampeão superou Max Verstappen, da Red Bull, e o surpreendente Pierre Gasly, da AlphaTauri, que vão dividir a segunda fila.
Relacionadas
Sainz, um dos candidatos à pole, vai largar em quinto, à frente de Lando Norris, da McLaren. O britânico, no entanto, é investigado pelos comissários por não ter ido para os boxes durante o período de bandeira vermelha no Q1. Sergio Pérez, outro que despontava como favorito à pole, partirá somente em sétimo, lado a lado com Tsunoda. Fernando Alonso vai dividir a quinta fila do grid ao lado de um sofrível Valtteri Bottas.
Assista ao BRIEFING, programa de debates AO VIVO do canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, que neste sábado disseca tudo sobre a classificação do GP do Azerbaijão.
A largada da corrida, sexta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, está marcada para 9h (de Brasília) deste domingo. O GP segue tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Saiba como foi a classificação do GP do Azerbaijão de F1
Q1: Russell vence drama e vai ao Q2; Stroll e Giovinazzi param no muro
A primeira parte da sessão classificatória começou com um grande engarrafamento no pit-lane em Baku. Mas Sergio Pérez, Max Verstappen e Lewis Hamilton, por exemplo, deixaram para sair pouco depois e evitaram o tráfego. Só um piloto não foi para a pista naquele momento: George Russell, já que a Williams trabalhava para trocar o motor do piloto britânico.
Charles Leclerc, o primeiro a deixar os boxes, foi quem obviamente fez a primeira volta cronometrada da corrida: 1min42s532. Mas logo no início do Q1, Lance Stroll estampou sua Aston Martin no muro da curva 15, onde Leclerc bateu na sexta e Max Verstappen se encontrou no TL3, e destruiu a suspensão dianteira direita. Bandeira vermelha em Baku.
A bandeira vermelha acabou sendo benéfica para Russell e para a Williams, que teve um tempo extra para finalizar os trabalhos da troca de motor e colocar o prodígio de volta à pista.
Com Russell na pista, a sessão foi retomada às 16h15 (horário local). Depois das primeiras voltas rápidas, Verstappen se colocou na frente ao virar 1min41s760. Sergio Pérez fez a melhor parcial nos setores 1 e 3, mas perdeu tempo no meio do segundo setor e ficou 0s208 atrás do companheiro de equipe. Carlos Sainz vinha em terceiro, seguido por Charles Leclerc, Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Fernando Alonso.
Só que a bandeira vermelha voltou a tremular em Baku. Na mesma curva 15, Antonio Giovinazzi cometeu um raro erro na temporada, perdeu o controle da sua Alfa Romeo e bateu na barreira de proteção. Restavam 9min22s de Q1.
A classificação foi retomada pouco depois e, novamente, depois de grande tráfego no pit-lane. Neste meio tempo, a direção de prova anunciou que Lando Norris estava sob investigação por ter seguido na pista e não ter ido aos boxes logo depois que a bandeira vermelha foi acionada. Por sua vez, Kimi Räikkönen bradava contra Nikita Mazepin depois de um quase acidente.
O top-3 tinha Verstappen, Pérez e Sainz, enquanto Lewis Hamilton aparecia em quarto com tempo 0s040 inferior ao do espanhol. O heptacampeão teve pista limpa para abrir nova volta rápida e tratou de acelerar. Cauteloso ao passar pela curva 15, o piloto da Mercedes não apenas melhorou seu tempo como saltou para a ponta do Q1 com 1min41s545, 0s215 mais rápido que Verstappen.
Norris chegou a estar ameaçado pela eliminação no Q1 e estava em P15, mas fez uma boa volta para se colocar em quinto. Russell, que quase não fez a classificação, foi para o Q2 em 13º, à frente de Räikkönen e Fernando Alonso. Foram eliminados Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Mazepin e os acidentados da sessão, Stroll e Giovinazzi.
Ricciardo bate e abrevia Q2 muito apertado
No início do Q2, a Aston Martin por muito pouco não causa outro acidente. A equipe liberou Sebastian Vettel no pit-lane de forma insegura, e o tetracampeão quase se chocou com a Red Bull de Pérez, que vinha logo atrás.
Pérez tomou novamente a dianteira após as primeiras voltas ao marcar 1min41s630. Verstappen virou 0s126 mais lento na comparação com o mexicano, mas acabou sendo batido também por Leclerc e Sainz, que subiram para segundo e terceiro, respectivamente. Norris aparecia em quinto, enquanto Hamilton abortou a primeira tentativa.
Hamilton deixou claro que seu desempenho no Q1 não foi exceção. Com outra excelente volta, o dono do carro #44 virou 1min41s634, somente 0s004 mais lento que Pérez, e pulou para segundo. Gasly aparecia em sétimo, logo à frente da Mercedes de Valtteri Bottas.
Verstappen, que estava em quinto, deu o troco em Pérez, também por diferença ínfima: 0s005 ao marcar 1min41s625. Estava tudo muito apertado, com 0s034 entre o primeiro, Max, e o quarto, Leclerc. E essa margem ficou ainda mais curta depois que Yuki Tsunoda, com a outra AlphaTauri, subiu para quarto e ficou a apenas 0s029 do tempo do holandês da Red Bull.
O desfecho do Q2 foi antecipado depois que Daniel Ricciardo estampou sua McLaren na barreira de proteção da curva 3. Sebastian Vettel, que vinha em volta rápida e tentava um lugar no Q3, se despesperou com a bandeira vermelha acionada depois do acidente com o australiano.
Foram eliminados, além de Vettel e Ricciardo, Esteban Ocon, Räikkönen e Russell. E avançaram para o Q3 Verstappen, Pérez, Hamilton, Tsunoda (pela primeira vez no Q3), Leclerc, Sainz, Norris, Gasly, Bottas e Fernando Alonso.
Q3: Anticlímax de novo! E Leclerc de novo na pole!
A Ferrari bem que tentou colocar seus carros na frente, mas foi Hamilton quem deixou primeiro o pit-lane em Baku para a abertura do Q3. Já a Red Bull mandou seus pilotos pouco depois de volta à pista.
Para a Mercedes, o grande desafio era o aquecimento dos pneus. Hamilton e Bottas usavam a primeira volta lançada como forma de continuar o processo para, aí sim, no segundo giro, buscar a verdadeira volta rápida.
Assim, nos primeiros momentos a Ferrari se colocou na pole provisória com Leclerc, que virou 1min41s218. Verstappen ficou longe da marca do monegasco e passou 0s345 atrás. Pérez foi mal, não encaixou uma boa volta e ficou apenas em quinto provisoriamente, atrás também de Sainz e Lando Norris.
Na sua volta ‘pra valer’, Hamilton tirou o segundo lugar de Verstappen e ficou a 0s232 do tempo de Leclerc.
Mas ainda não era o fim. Gasly vinha forte na sua volta rápida, inclusive com melhor primeiro setor, mas perdeu tempo na sequência da volta. Mesmo assim, pulou para a quarta posição, atrás de Leclerc, Hamilton e Verstappen. Naquele momento, com pouco mais de 2 minutos para o fim, a maior parte dos pilotos voltou à pista para a tentativa final.
O tráfego gerou uma cena curiosa: Leclerc, que vinha logo atrás de Bottas, estava esperando o finlandês acelerar para pegar o vácuo. Só que Valtteri vinha mais lento na sua volta de saída, o que levou o piloto da Ferrari a fazer a ultrapassagem, como se fosse uma corrida. No fim das contas, todo mundo queria usar a ajuda do vácuo nos momentos decisivos da classificação.
Só que ninguém usou o vácuo. No repeteco do anticlímax de Mônaco, a classificação foi encerrada com bandeira vermelha. Tsunoda enfiou o carro na barreira de proteção da curva 3. E Sainz, que vinha logo atrás, percebeu que o japonês havia batido, rodou e bateu na área de escape do mesmo trecho.
Depois de tanto caos ao longo de mais de 60 minutos, Leclerc confirmou a segunda pole seguida na Fórmula 1.
F1 2021, GP do Azerbaijão, Baku, Grid de Largada:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:41.218 | ||
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:41.450 | +0.232 | |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:41.563 | +0.345 | |
4 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:41.565 | +0.347 | |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:41.576 | +0.358 | |
6 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:41.917 | +0.699 | |
7 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:42.211 | +0.993 | |
8 | F ALONSO | Alpine | 1:42.327 | +1.109 | |
9 | L NORRIS | McLaren Mercedes | P +5 | 1:41.747 | +0.529 |
10 | V BOTTAS | Mercedes | 1:42.659 | +1.441 | |
11 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:42.224 | +1.006 | |
12 | E OCON | Alpine | 1:42.273 | +1.055 | |
13 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:42.558 | +1.340 | |
14 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:42.587 | +1.369 | |
15 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:42.758 | +1.540 | |
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:43.128 | +1.910 | |
17 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:44.158 | +2.940 | |
18 | N MAZEPIN | Haas Ferrari | 1:44.238 | +3.020 | |
19 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | |||
20 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | |||
Tempo 107% | 1:48.303 | +7.085 |