Após pontos, Maldonado destaca problema para equilibrar carro em Interlagos: "Ajustes serão bem diferentes entre si"

Pastor Maldonado conseguiu, enfim, pontuar na temporada com o nono lugar conquistado em Austin, e agora vai para o GP do Brasil na histórica mas com infraestrutura "não tão impressionante" Interlagos buscando encontrar o acerto mais próximo do ideal para carregar o bom momento

Para pelo menos metade da Lotus, o GP dos Estados Unidos foi especial. Isso, porque Pastor Maldonado, com a nona colocação, conseguiu seus primeiros pontos desde que chegou a Lotus. Romain Grosjean teve um dia difícil, mas no cômpito geral o balanço foi positivo. No Brasil, a dupla de pilotos espera levar mais alguns pontos para fechar a temporada em alta em Enstone.
 
Numa temporada difícil, com acidentes, problemas e muitas críticas, Maldonado afirmou que conseguir terminar uma prova na zona de pontuação foi um alívio.
 
"Pontuar foi tirar um peso dos ombros. Juntos ao time, temos aprendido muito sobre o carro", disse.
 
Sobre o desafio desta semana, em Interlagos, Maldonado disse que apesar da pista brasileira não ser "impressionante na infraestrutura", é histórica. E analisou como um dos lugares mais complicados do calendário para encontrar o equilíbrio do carro. 
Pastor Maldonado durante a classificação em Austin (Foto: Getty Images)
"Interlagos pode não ser tão impressionante na infraestrutura, mas é um circuito ótimo e histórico. Espero muitos venezuelanos lá! Tecnicamente, é sempre complicado encontrar um ajuste de partes para todas as partes do circuito. Num mundo ideal, você teria um acerto como o de Monza para o início e o fim da pista e um como o de Hungaroring para o resto", disse o venezuelano. 
 
"Os ajustes serão bem diferentes entre si, vai ser interessante. Alguns vão optar pela velocidade nas retas, outros vão preferir mais downforce para melhorar a volta e escorregar menos. Sacolejos podem ser um problema, mas tem pontos de ultrapassagem que premiam freada mais tarde tanto para atacar quanto para defender", seguiu.
 
Longe dos pontos desde o GP de Mônaco, Grosjean ressalta que o desejo por voltar a pontuar é mais pela equipe do que por qualquer pretensão no campeonato.
 
"Espero pontuar, já que não consegui em Austin. Tem sido uma temporada longa e dura, e marcar qualquer ponto é uma recompensa por todo o trabalho de todos. Tivemos muitas horas longas em Enstone durante o ano, e é bem mais difícil se não pontuarmos", falou.
 
Quanto a pista, o francês foi só elogios, mas com a ressalva de que é um traçado muito passível de erros dos pilotos.
 
"Interlagos é uma pista fantástica, gosto de tudo de lá. É um desafio onde você nunca pode relaxar, mas nem a reta dos boxes é chata, já que começa no alto e termina embaixo depois de ir virando um pouco. Na curva 1 é fácil de frear demais. Se tivesse que escolher uma parte favorita, seriam a primeira e a última curva. A primeira é técnica e pune se você errar, a última é rápida e força seu corpo. Eu adoro!", afirmou.
 
No fim, Grosjean ainda prometeu aproveitar a mais famosa bebida brasileira para brindar a todos os companheiros.
 
"Eu vou brindar com uma caipirinha para todos do time em São Paulo e em Enstone!", encerrou com bom humor. 
GRANDE PRÊMIO no GP do BRASIL de F1

A extensa cobertura do GP do Brasil já começou GRANDE PRÊMIO, e ao longo de toda a semana você vai acompanhar um leque de informações e opiniões com o maior time de jornalistas especializados. Direto de Interlagos, Flavio Gomes, Evelyn Guimarães e Renan do Couto trazem tudo ao vivo e em tempo real a partir de quinta-feira. Victor Martins, Juliana Tesser, Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum, Vinícius Piva, Nathália de Vivo e Vitor Fazio acompanham os bastidores com a qualidade e a agilidade características do GP.

Vem com a gente. Acompanhe tudo da F1 aqui no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.