Aston Martin admite que cogitou Vettel para substituir Stroll no Bahrein: “100% tentado”

Chefe da Aston Martin, Mike Krack revelou ter cogitado um convite a Sebastian Vettel para substituir Lance Stroll, que foi dúvida para o GP do Bahrein após se acidentar em treino na pré-temporada

Lance Stroll chegou muito perto de não participar da estreia da temporada 2023 da F1, no Bahrein, após um acidente que fraturou seus pulsos e trouxe até a necessidade de cirurgia às vésperas da primeira corrida do ano. No entanto, o canadense conseguiu se recuperar a tempo e correu normalmente em Sakhir, e o chefe Mike Krack admitiu que chegou a cogitar um chamado emergencial a seu antigo companheiro de equipe — o tetracampeão mundial Sebastian Vettel.

“Eu fiquei tentado, sim, 100%”, admitiu Krack ao podcast F1 Nation. “Mas não fizemos isso porque temos muito respeito por Sebastian [Vettel], e com a decisão dele [de se aposentar], acho que não seria correto pedir. Quisemos respeitar seu lugar, e não colocá-lo em uma situação difícil”, explicou.

Apesar de ter decidido não chamar Vettel — a Aston Martin convocou Felipe Drugovich, campeão da F2 2022 e reserva da equipe, para os testes de pré-temporada no Bahrein —, Krack revelou que esteve em contato com o alemão recentemente. Aposentado desde o fim da última temporada, ‘Seb’ fez questão de parabenizar o time britânico pelo pódio na estreia do campeonato.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lance Stroll se recuperou para ser sexto colocado no GP do Bahrein (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Nós estivemos em contato, obviamente nos falamos no Ano Novo”, revelou Krack. “E Sebastian foi como Sebastian, nos parabenizando, como um cavalheiro, por nosso primeiro pódio no Bahrein. Dissemos a ele: ‘isso também é mérito seu’, porque ele nos levou a um passo à frente em relação aos dois anos anteriores”, destacou.

Krack ressaltou a contribuição de Vettel ao crescimento da Aston Martin, que chegou para a temporada 2023 como a segunda força do campeonato — pelo menos, nas duas primeiras corridas do ano. Mesmo após a aposentadoria do alemão, o britânico garantiu que o respeito entre as partes continua intacto.

“Ele nos melhorou em várias áreas em que aprendemos e progredimos muito, então ele certamente tem sua participação pelo momento que vivemos hoje”, ressaltou Krack. “Mas ele estava confortável [com a decisão de se aposentar], não estava arrependido, porque foi muito consciente sobre sua decisão quando a tomou”, avaliou.

“Acho que o respeito entre ele, a equipe e eu foi demonstrada neste momento de parabenização”, opinou Mike. “Realmente apreciamos isso, e transmiti [o recado] para toda a equipe”, finalizou.

Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Austrália, no circuito de rua de Melbourne, entre os dias 31 de março e 2 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.