Aston Martin anuncia contratação de ex-engenheiro da Haas na Fórmula 1
Com muitos anos de experiência no automobilismo, Gary Gannon trabalhou ao lado de Nico Hülkenberg e Mick Schumacher na Haas e chega à Aston Martin para ajudar em parceria futura com a Honda
A Aston Martin continua trabalhando firme e forte em busca de nomes experientes que vão ajudar a equipe a encarar as próximas temporadas da Fórmula 1. Por isso, o time liderado por Lawrence Stroll anunciou a contratação de Gary Gannon, que trabalhou como engenheiro de corrida da Haas nos últimos dez anos.
Na escuderia norte-americana, esteve com Nico Hülkenberg entre 2023 e 2024, logo após o alemão ocupar a posição de titular ao lado de Kevin Magnussen. Antes disso, porém, também foi o responsável por lidar com Mick Schumacher durante os dois anos em que o jovem piloto competiu por lá, além de ter sido o braço direito de Romain Grosjean ao longo dos primeiros passos do time na categoria.
Embora a Aston Martin ainda não tenha deixado claro qual será a função de Gannon a partir de 2025, o profissional já começou os trabalhos na base de Silverstone, de acordo com o site da revista Autosport. Por ter atuado como engenheiro de desenvolvimento da Honda nas extintas CART e American Le Mans Series (ALMS), pode ser uma peça fundamental na futura parceria entre a montadora japonesa e a equipe britânica para o novo regulamento da F1, que entra em vigor em 2026.
Em 2024, o engenheiro de corrida de Lance Stroll foi Ben Michell, em uma colaboração que começou lá em 2021. Fernando Alonso, por sua vez, contou com a ajuda de Chris Cronin, que anteriormente esteve ao lado de Sebastian Vettel e Sergio Pérez — com o mexicano, na época que a escuderia ainda era conhecida como Force India e Racing Point.

➡ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
➡ LEIA TAMBÉM: Vice-presidente da Ferrari revela visita de Hamilton à fábrica e elogia “carisma enorme”
Há alguns dias, a Aston Martin anunciou a saída de Mike Krack do cargo de chefe de equipe e a escolha por Andy Cowell, contratado em 2024 para substituir Martin Whitmarsh como CEO. O luxemburguês, porém, não foi mandado embora, mas apenas transferido para a posição de diretor de pista.
Além das mudanças recentes no corpo técnico — incluindo até mesmo a chegada de Adrian Newey —, os esmeraldinos estão investindo muito dinheiro em infraestrutura. Em 2023, uma fábrica de última geração entrou em operação em Silverstone, além do próprio túnel de vento, que passou a ser aproveitado recentemente.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

