Aston Martin cita desafios de vencer em 2023: “Tudo teria de acontecer do nosso jeito”
Pedro de la Rosa, consultor da Aston Martin, admitiu que a equipe esteve próximo de vencer em Mônaco, mas reconheceu que bater a Red Bull em 2023 era uma tarefa difícil
A Aston Martin começou a temporada 2023 da Fórmula 1 como segunda força do grid, e até esteve perto de superar a Red Bull para vencer o GP de Mônaco. No entanto, o time britânico acabou passando o ano em branco, perdeu força na tabela, e ficou com o quinto posto no Mundial de Construtores. Pedro de la Rosa, consultor da escuderia, admitiu que, por melhor que tenha sido a fase no início da campanha, tudo teria de estar alinhado para bater os taurinos.
Fernando Alonso teve grandes chances de vencer o GP de Mônaco depois que a chuva começou a cair no principado. Em um fim de semana forte em que quase marcou a pole-position, o bicampeão esteve próximo de voltar a vencer na Fórmula 1 após uma década. Porém, a Aston Martin acabou optando pelos pneus médios no carro do espanhol quando as condições da pista claramente demandavam a borracha intermediária.
Relacionadas
Pouco depois da corrida em Mônaco a Aston Martin teve queda de performance e foi superada por times como Ferrari, Mercedes e McLaren. Por isso, Pedro de la Rosa reconheceu que bater a Red Bull seria algo inviável.

“Sabíamos o quão difícil seria vencer a Red Bull. Tudo deveria acontecer do nosso jeito e eles teriam de cometer alguns erros. Pensando bem, não acho que alguém estivesse perto o suficiente para realmente pressionar a Red Bull e cometer erros. E é por isso que eles foram perfeitos. Mas chegamos muito perto em Mônaco, o mais próximo que já chegamos. No entanto, a Red Bull sempre teve uma vantagem”, disse De la Rosa.
“Eles simplesmente não tinham pontos fracos e eram incrivelmente bons em ritmo de corrida. Essa foi a chave para o sucesso, porque se eles fossem derrotados em algum momento da classificação, já estava claro que as outras equipes não tinham ritmo o suficiente na corrida”, finalizou o espanhol.
A Aston Martin acabou a temporada 2023 da Fórmula 1 com oito pódios, 280 pontos, e a quinta posição no Mundial de Construtores.
A Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

