Aston Martin exalta Stroll e Vettel após pontuação dupla no Catar: “Pilotos brilhantes”

Lance Stroll e Sebastian Vettel conseguiram terminar dentro do top-10 no GP do Catar, algo que não acontecia desde a França. Otmar Szafnauer também ressaltou contribuição da fábrica

F1: HAMILTON x VERSTAPPEN: DISPUTA INTENSA NA F1 A 2 PROVAS DO FIM | Paddock GP #269

A Aston Martin teve um bom dia no Catar, no último domingo (21), ao conseguir colocar seus dois pilotos na zona de pontuação pela primeira vez em cinco meses, desde o GP da França. Lance Stroll saiu da 12ª posição para conseguir um belo sexto lugar — seu melhor resultado na temporada —, enquanto Sebastian Vettel precisou se recuperar após largada ruim, mas conseguiu fechar em décimo. Chefe da equipe, Otmar Szafnauer não escondeu a felicidade com o final de semana em Losail.

“Foi uma corrida complexa do ponto de vista técnico, e queria pagar um tributo a dois pilotos brilhantes”, celebrou Szafnauer. “Principalmente a Lance [Stroll], que gerenciou o desgaste dos pneus e a pressão das Ferrari de forma soberba para fechar em sexto após 57 voltas de uma corrida intensa”, afirmou, antes de comentar a corrida do tetracampeão mundial, que reclamou de ter sido espremido na largada, o que o fez ter que recuperar posições no desenrolar da corrida.

“Sebastian [Vettel] foi empurrado na largada por [Valtteri] Bottas e teve que ir para a grama artificial para evitar um acidente, o que o derrubou para 17º, tendo começado em décimo”, explicou o chefe da equipe. “Ele pilotou muito e de forma consistente depois disso, terminando na zona de pontuação”, destacou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lance Stroll fez ótima corrida no Catar e saiu de 12º para o sexto lugar (Foto: Aston Martin)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Szafnauer ainda aproveitou para elogiar o trabalho feito pela Aston Martin, não apenas no Circuito de Losail mas também aos engenheiros na fábrica da escuderia, sediada nos arredores de Silverstone. A estratégia traçada pela equipe, de parar seus pilotos apenas uma vez, rendeu um ótimo resultado. Otmar ainda lembrou da última vez que a Aston Martin conseguiu pontuar com os dois carros: na França, Vettel foi o nono colocado, e Stroll veio logo atrás, em décimo. Foram três pontos somados, contra nove no Catar.

“Nossa equipe de pneus e o time de estratégia se juntaram e fizeram um grande trabalho, tanto no Catar como o pessoal do Mission Control, lá na fábrica”, comemorou Szafnauer. “É um ótimo sentimento para todos nós conseguir colocar os dois pilotos na zona de pontuação pela primeira vez desde Paul Ricard [GP da França], em junho”, encerrou.

Vettel é o 12º colocado no Mundial de Pilotos, com 42 pontos conquistados. São 16 a mais do que Stroll, que vem logo atrás em 13º. Nos Construtores, a Aston Martin segue na sétima posição, posto que deve ocupar até o final da temporada — já que está bem à frente da Williams, que aparece em oitavo lugar, e muito atrás da AlphaTauri, a sexta colocada.

A Fórmula 1 volta a acelerar dentro de duas semanas, com a disputa do primeiro GP da Arábia Saudita da história da categoria, marcado para acontecer no primeiro final de semana de dezembro, entre os dias 3 e 5.

O resumo com os melhores momentos do GP do Catar de F1 (Vídeo: F1)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.