Aston Martin põe foco em “competir de forma mais regular” com Mercedes e Ferrari em 2024
Piloto de testes da Aston Martin, Stoffel Vandoorne revela “período de aprendizado” em 2023 e expectativa por disputa mais acirrada contra Mercedes e Ferrari nesta temporada
A Aston Martin foi a grande surpresa da primeira metade da temporada 2023. A equipe de Fernando Alonso e Lance Stroll chegou à primeira corrida do ano, no Bahrein, como a segunda força do grid, atrás somente da Red Bull. Depois de terminar em quinto lugar no Mundial de Construtores, Stoffel Vandoorne, piloto reserva e de testes da escuderia de Silverstone, revelou que os esmeraldinos esperam competir de maneira mais regular contra a Mercedes e a Ferrari em 2024.
Embora o chefe da equipe, Mike Krack, admita que a Aston Martin está temerosa em relação ao desenvolvimento de suas adversárias, Vandoorne acredita que as lições aprendidas no ano passado podem ajudar o time de Lawrence Stroll.
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“O ano passado foi uma surpresa em termos de quão competitivos éramos no início da temporada. Tivemos uma pequena queda [na segunda metade do ano], mas conseguimos nos recuperar nas etapas finais”, disse o belga ao site Motorsport Week.
“Houve muito aprendizado durante esse período. Mas é muito difícil saber exatamente o quão competitivo seremos no início deste ano”, emendou o piloto. “As outras equipes também não estão paradas. A Red Bull, certamente, é a referência no momento, e não será fácil derrotá-la. Eles definitivamente estarão lá em cima.”
Se, por um lado, será difícil alcançar os taurinos na pista, por outro, Stoffel espera que a Aston Martin seja capaz de fazer frente à Mercedes e Ferrari. “São duas grandes equipes. Portanto, acho que o objetivo é competir com elas de forma mais regular”, revelou, antes de controlar as expectativas: “Mas teremos que esperar e ver onde exatamente nos posicionaremos.”
Além de ser reserva da Aston Martin na F1, Vandoorne também é piloto da DS Penske na Fórmula E. A categoria elétrica, por sua vez, se tornou um centro para aqueles que já competiram na classe rainha, ou que ainda esperam uma oportunidade por lá. O atual campeão, Jake Dennis, por exemplo, conduz trabalhos de simulador com a Red Bull e teve a oportunidade de guiar o RB19 da equipe no TL1 para o GP de Abu Dhabi do ano passado.
O belga, no entanto, nega que a F1 seja um assunto discutido no paddock da FE. “No mundo da F1, existe uma grande confidencialidade entre as equipes e, de qualquer maneira, nunca compartilharemos nenhum material técnico”, garantiu. “Você pode conversar sobre certas coisas, mas eu diria que falamos mais com os pilotos do WEC (Mundial de Endurance), porque há muitos de nós aqui que estão participando lá também e meio que nos vemos no paddock.”
A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.
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