Aston Martin retira recurso e aceita desclassificação de Vettel no GP da Hungria

A Aston Martin aceitou a desclassificação de Sebastian Vettel. A escuderia não vê benefícios em levar adiante briga judicial com a FIA para manter o segundo lugar

Sebastian Vettel está, de fato, desclassificado do GP da Hungria. A Aston Martin anunciou nesta quinta-feira (12) a decisão de não seguir com o pedido de recurso que visava manter o segundo lugar conquistado na pista. A equipe não conseguiu as evidências necessárias para justificar a falta de combustível no tanque de Vettel.

“Considerando nossa posição e tendo conhecimento do veredito da FIA, que apontou que não há novas evidências de falha no sistema de combustível, nós decidimos retirar nosso pedido de recurso. O motivo é a crença de que não há benefícios em seguir adiante e ser ouvido”, relatou a Aston Martin em comunicado.

A Aston Martin tinha esperanças remotas de reverter a desclassificação. A escuderia alegava que tinha novas evidências para se defender, mas estas não foram aceitas pela FIA. Os comissários interpretaram que, embora a Aston Martin tivesse os dados da telemetria disponíveis, a análise só foi possível muito mais tarde por conta do grande volume e complexidadade. A FIA aceitou que a equipe trouxesse um novo elemento, mas o julgaram como insignificante e irrelevante porque o problema não foi a falta de amostra de combustível.

Quais as melhores e as piores duplas da Fórmula 1 em 2021? Este é o tema do Paddockast #116. Ouça

A evidência trazida pela Aston Martin não muda o fato que o regulamento exige uma quantidade restante de 1L de combustível e não permite exceções sob qualquer circunstâncias. Os comissários observaram que para a análise da regra ser permitida ou não, não há diferença em ter menos de 1L no tanque, já que a própria equipe não foi capaz de estabelecer que esta quantidade eram restantes.

Assim, Lewis Hamilton sobe para segundo e Carlos Sainz Jr. vai para terceiro, herdando o pódio. O resto da zona de pontos passa a ter Fernando Alonso, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi, George Russell, Max Verstappen e Kimi Räikkönen.

Vettel foi desclassificado na Hungria (Foto: Aston Martin)

Tetracampeão mundial, Sebastian cruzou a linha de chegada na Hungria no segundo lugar. O resultado marcaria o segundo pódio de Vettel desde que se transferiu para a Aston Martin, em 2021. Lewis Hamilton herdou a posição no Hungaroring, com Carlos Sainz, da Ferrari, fechando o pódio. Esteban Ocon, da Alpine, foi o vencedor.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.