FIA rejeita direito de revisão da desclassificação de Vettel no GP da Hungria

FIA julgou que nova evidência trazida pela Aston Martin era irrelevante ao caso. Julgamento da desclassificação de Sebastian Vettel segue, mas com chances reduzidas de sucesso ao time inglês

Pato O’Ward causou acidente com Alex Rossi (Vídeo: NBC)

A FIA rejeitou o pedido da Aston Martin do direito de revisão da desclassificação de Sebastian Vettel no GP da Hungria, realizado no dia 1 de agosto. A decisão do órgão veio após julgamento e reunião na Corte Internacional de Apelação, nesta segunda-feira (9).

Além de um pedido de apelação contra a desclassificação, a Aston Martin também fez o pedido de direito de revisão, afirmando que tinha descoberto evidências significantes que não estavam disponíveis no momento da análise da FIA. Ao ouvir o lado do time, a federação concluiu que a equipe tinha novas evidências, mas que eram irrelevantes ao caso.

A decisão veio porque a nova evidência da Aston Martin foi derivada de uma análise de mais de 100 canais de dados relacionados ao sistema de combustível, que concluiu que o carro de Vettel sofreu uma falha mecânica. De acordo com a equipe, a perda de pressão da célula do combustível significou que a bomba de ar “ativou uma saída máxima”, que gerou o descarregamento e uma grande quantidade de combustível, por isso que apenas 0,3L foram retirados do carro para amostra, com o time pensando que deveria haver mais no tanque.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Confusão já na largada! Tudo sobre o GP da Hungria

Sebastian Vettel levou seu arco-íris ao pódio na Hungria (Foto: Aston Martin)

Os comissários interpretaram que, embora a Aston Martin tivesse os dados da telemetria disponíveis, a análise só foi possível muito mais tarde por conta do grande volume e complexidadade. A FIA aceitou que a equipe trouxesse um novo elemento, mas o julgaram como insignificante e irrelevante porque o problema não foi a falta de amostra de combustível.

A evidência trazida pela Aston Martin não muda o fato que o regulamento exige uma quantidade restante de 1L de combustível e não permite exceções sob qualquer circunstâncias. Os comissários observaram que para a análise da regra ser permitida ou não, não há diferença em ter menos de 1L no tanque, já que a própria equipe não foi capaz de estabelecer que esta quantidade eram restantes.

Por conta disto, o direito de revisão pedido pela Aston Martin foi negado, mas o julgamento da apelação da desclassificação segue, mas sem a nova evidência que a equipe trouxe para a discussão.

Tetracampeão mundial, Sebastian cruzou a linha de chegada na Hungria no segundo lugar. O resultado marcaria o segundo pódio de Vettel desde que se transferiu para a Aston Martin, em 2021. Lewis Hamilton herdou a posição no Hungaroring, com Carlos Sainz, da Ferrari, fechando o pódio. Esteban Ocon, da Alpine, foi o vencedor.

O QUE É O ACORDO DE CAVALHEIROS DA F1 E POR QUE ELE É UM PROBLEMA | GP Notícias
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.