Aston Martin viola toque de recolher, mas escapa de punição por liberação regulamentar

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apontou uma violação ao toque de recolher da Fórmula 1 pela Aston Martin. A equipe, porém, se valeu de uma das duas exceções previstas em regulamento para escapar de punição

A Aston Martin violou o toque de recolher da Fórmula 1 na noite passada. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apontou a presença de integrantes da equipe dentro de Suzuka fora do horário permitido. A ação, porém, não terá punição, já que está amparada por uma brecha regulamentar.

De acordo com o relatório assinado pelo delegado-técnico Jo Bauer, integrantes da equipe relacionados à operação do carro estavam no circuito 12h30min antes do início do TL3, agendado para 11h30 no horário local — 23h30, de Brasília.

No entanto, o regulamento da F1 prevê duas exceções às equipes, então a Aston Martin escapou de uma punição no GP do Japão deste fim de semana.

“Na noite passada, integrantes da Aston Martin, que estão associados com a operação do carro, estavam dentro dos limites do circuito durante o período de 12h30min, que começou às 20h de 5 de abril, 15h30 antes do horário agendado para o início do treino 3, e que termina 3h antes do início programado do TL3, às 8h30 de 6 de abril”, diz o texto da FIA. “Esta foi a primeira de duas exceções individuais permitidas para a Aston Martin na temporada 2024 da Fórmula 1 e, portanto, nenhuma ação será tomada”, completa.

Aston Martin violou o toque de recolher da Fórmula 1 (Foto: Aston Martin)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.