Audi adianta planos na Fórmula 1 e acerta aquisição total das ações da Sauber

Com planos de assumir controle em 2026, Audi adiantou logo a parte de negócios da F1 e resolveu fechar a compra da Sauber, segundo o portal PlanetF1

Audi e Sauber preparam um anúncio para a próxima sexta-feira, dia 8 de março, em meio ao fim de semana do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. A montadora alemã resolveu adiantar os planos e fechou aquisição total das ações da equipe suíça já em 2024.

A informação é do portal inglês PlanetF1 e vem logo após a emissora estadunidense de TV Bloomberg afirmar que havia o interesse da nova direção da marca.

O planejamento da Audi é ingressar de vez na Fórmula 1 em 2026, tanto como equipe oficial quanto como fornecedora de motor. Ao menos inicialmente, estes planos continuam iguais. O que mudou foi o desenho do negócio com a Sauber.

A Audi adquiriu 50% da Sauber quando ambas apertaram as mãos de olho em 2026, isso ainda no segundo semestre de 2022. Originalmente, a ideia era que a Audi comprasse mais 25% em algum momento de 2024 e terminasse o ano atual dona de 75% da companhia. Os 25% finais restariam para que fossem adquiridos antes do fim de 2025.

Audi cada vez mais perto da chegada à F1 (Foto: Reprodução)

Entretanto, os planos mudaram desde que Gernot Döllner assumiu como diretor-executivo, menos de um ano atrás. Döllner começou a preparar um acordo para adiantar o poder da Audi contar com controle operacional total da equipe antes de 2026, em vez de ser somente sócia-majoritária.

Além disso, o plano é enviar o atual diretor de desenvolvimento técnico do esporte da Audi, Oliver Hoffmann, para chefiar o projeto da Fórmula 1 tanto na parte da formatação da equipe quanto dos motores. É possível, assim, que Hoffmann assuma um cargo como diretor-esportivo, enquanto Alessandro Alunni Bravi continue como chefe de equipe. Andreas Seidl é o diretor-executivo e foi quem conduziu a transição até agora.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2024 na ARÁBIA SAUDITA: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.