Audi oficializa chegada de Wheatley como novo chefe de equipe para 2026
Audi oficializou Jonathan Wheatley como novo chefe de equipe na F1 a partir de 2026. Atual diretor-esportivo da Red Bull deve iniciar trabalhos em julho de 2025
A Audi oficializou a notícia de que Jonathan Wheatley será o chefe de equipe dos alemães na Fórmula 1 a partir de 2026. A novidade já tinha sido confirmada pelo antigo empregador do dirigente, a Red Bull, mas a oficialização da montadora veio no início da tarde desta quinta-feira (1).
Wheatley foi chefe de mecânicos da Benetton na década de 1990 e foi diretor-esportivo da Red Bull por 16 anos. A notícia de sua chegada na Audi acontece dias depois da montadora dos quatro anéis anunciar Mattia Binotto, ex-chefe da Ferrari, como novo diretor técnico e de operações, após a demissão de Andreas Seidl e Oliver Hoffmann.
Relacionadas
Jonathan cumprirá um período de licença por conta do emprego na Red Bull e deve assumir as funções na Audi a partir de julho de 2025. Ele será responsável por comandar a performance da equipe, o lado operacional na Fórmula 1 e representar publicamente o time. Tanto Wheatley quanto Mattia reportarão ao diretor-executivo Gernot Dollner.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull perde mão em evolução do RB20 e já se vê em apuros sem Newey em 2025
A montadora também esclareceu que Binotto vai assumir a operação de desenvolvimento técnico da fábrica da Sauber, em Hinwil. Neste papel, ele será a interface técnica geral entre a fábrica da Suíça e a operação de motores da Audi, na Alemanha.
“Estou extremamente orgulhoso de ter feito parte da jornada da Red Bull nos últimos 18 anos e vou embora com muitas boas lembranças. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1, como chefe de uma equipe, é uma perspectiva excepcionalmente empolgante, e estou ansioso pelo desafio. Também estou feliz por trabalhar junto com Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste projeto”, comentou Wheatley.
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.