Audi oficializa venda de parte das ações da Sauber para fundo soberano do Catar
A Audi ganhou um respiro financeiro para estrear na Fórmula 1 em 2026 e confirmou um acordo com investidores do Catar, que se tornaram acionistas minoritários do projeto na categoria. A decisão foi anunciada em Lusail, palco da corrida deste fim de semana
A Audi confirmou a venda de ações para o fundo sobrerano do Catar, chamado de Autoridade de Investimento do Catar (QIA), aproveitando a presença da Fórmula 1 no Oriente Médio para as últimas etapas da temporada 2024. Gernot Döllner, CEO da montadora alemã, porém, fez questão de ressaltar que o projeto na categoria segue intacto.
Em breve depoimento em Lusail, o dirigente da Audi afirmou que será realizada uma “substancial injeção de capital para aumentar a infraestrutura”, mas se limitou a dizer que o fundo soberano adquiriu uma “significativa minoria das ações”. Döllner ainda defendeu a ação.
“Você não consegue construir um futuro apenas salvando dinheiro, precisa investir. E precisamos transformar a companhia, a Audi. Acreditamos que o projeto da Fórmula 1 é parte integral dessa transição da Audi”, afirmou.
Recentemente, o Grupo Volkswagen, que a Audi integra, passou por grandes transformações e cortes de funcionários, além do plano de fechar três fábricas na Alemanha. A ação acabou ameaçando o projeto na F1, que vai estrear oficialmente em 2026.
“Quando assumi como CEO da Audi, revisamos o projeto e a questão era como seguir. Parte da decisão em continuar com esse programa é que precisamos pensar grande transformar tudo”, destacou o dirigente.
“Temos agora uma visão ampla de tudo, nenhuma decisão ainda foi tomada. A Audi será, com certeza, o nome em destaque na equipe. O futuro, porém, ainda vamos descobrir”, acrescentou.
A Audi — que adquiriu a Sauber no início do ano — vai estrear na Fórmula 1 apenas em 2026. No próximo ano, terá o veterano Nico Hülkenberg e o novato brasileiro Gabriel Bortoleto como pilotos no grid.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Catar, em Lusail, e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. Na sexta-feira (29), às 10h30 (de Brasília, GMT-3), acontece o único treino livre. Depois, às 14h30, os pilotos realizam a classificação sprint. No sábado (30), retornam para a largada da prova curta às 11h. Em seguida, às 15h, disputam a classificação. Por fim, a largada da corrida no Catar será no domingo (1), às 13h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024