Norris x Leclerc, McLaren x Ferrari: o que ainda está em jogo na reta final da F1 2024
Max Verstappen selou o título do Mundial de Pilotos, mas a F1 2024 não acabou. Com duas etapas para o final, com sprint no meio e tudo, há ainda a briga pelo Mundial de Construtores e disputas no pelotão de equipes e pilotos, incluindo a pelo vice-campeonato entre Lando Norris e Charles Leclerc
A F1 2024 ainda não acabou. Por mais que Max Verstappen já tenha sacramentado o tetracampeonato no GP de Las Vegas, boas disputas continuam em jogo. Há, assim, além da possibilidade de mais duas corridas interessantes, brigas vivas, inclusive no Mundial de Construtores, onde o dinheiro fala tão alto.
O GRANDE PRÊMIO traz aqui um apanhadão de tudo que ainda está em jogo na F1 2024 nos próximos dois finais de semana, de GP do Catar e de GP de Abu Dhabi. Com destaque para o vice-campeonato do Mundial de Pilotos e uma série de brigas no Mundial de Construtores. Inclusive pelo título.
McLaren x Ferrari
Essa aqui é a principal briga que segue viva na F1 2024. Muito viva, aliás. Vindo de quatro resultados discretos, a McLaren aparece ainda na ponta do Mundial de Construtores com 608 pontos, mas vê a Ferrari crescer no retrovisor. Com duas etapas e uma sprint pela frente, a diferença entre as duas gigantes é de 24 pontos.
Para se ter uma ideia do crescimento dos italianos, o recorte pós-Singapura parece o melhor. Depois da vitória em Marina Bay, a McLaren tinha 516 pontos, enquanto a Ferrari aparecia com 441, atrás também da Red Bull. Ou seja, de lá para cá, os ingleses anotaram 92 tentos, enquanto os italianos fizeram 143. Foram 51 pontos descontados em quatro provas, uma média que seria suficiente para dar em título no Catar e Abu Dhabi.
Há ainda, além da tendência clara de alta, o fator pilotos. A Ferrari tem a dupla em melhor forma do momento, enquanto a McLaren ainda junta os cacos de um Lando Norris que acabou de perder oficialmente o título dos pilotos e de um Oscar Piastri que parece ter desanimado totalmente depois de ter de servir de escudeiro para o colega.
Por outro lado, o fator pista ajuda a McLaren. O time tende a render bem no Catar e, principalmente, a pista de Lusail pode desafiar ferozmente o carro ferrarista. Como o bólido laranja é mais versátil, acredita-se que Catar e Abu Dhabi não sejam grandes problemas e, mesmo que os vermelhos cresçam em Yas Marina, pode ser tarde demais. Resumidamente: o GP do Catar vai ser chave para a Ferrari seguir com chances reais e não é absurdo pensar no campeonato acabando já no fim de semana em favor da McLaren. Agora, se não acabar…
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Haas x Alpine x RB: o G6 da F1
Pulamos aqui Red Bull, Mercedes e Aston Martin e as lanternas Williams e Sauber porque, dificilmente, essas cinco vão fazer alguma coisa em termos de tabela de pontos. Agora, o G6, meu amigo, ali a briga é de foice no escuro. A Haas tem 50 pontos e é naturalmente favorita, mas tem a Alpine com 49 e a RB com 46, todas muito vivas.
A Haas pinta como favorita por uma série de fatores, que vão desde a regularidade na pontuação até a temporada estelar que faz Nico Hülkenberg. O veterano alemão é, sem dúvidas, um fator de desequilíbrio em uma briga tão parelha.
A Alpine também se agarra a atuações individuais. Sem ter carro para bater de frente nessa faixa do grid, os franceses só têm alguma chance porque Pierre Gasly e Esteban Ocon fizeram um GP de São Paulo nada menos que histórico. E é justamente pelas mãos de Gasly que ainda há vida por lá, já que o rapaz parece disposto a pontuar na unha. Só não pode quebrar, né?
Por fim, a RB. Com um carro que sempre pareceu melhor do que os resultados apresentados, a equipe B da Red Bull confia no ano regular de Yuki Tsunoda e aposta no crescimento de Liam Lawson, que ainda quer mostrar trabalho para sonhar com uma vaga no time principal. Dá para sonhar, mas é o time que tem menos chances não só pela pontuação, mas por ter pilotos que inspirem menos esperanças que Hülkenberg ou Gasly.
Norris x Leclerc, Piastri x Sainz e Russell x Hamilton
Além das disputas do Mundial de Construtores, há ainda confrontos interessantes pelo Mundial de Pilotos. A briga maior é pelo vice-campeonato, com Norris, em baixa, tentando segurar o crescimento de Charles Leclerc. O inglês tem vantagem de 340 x 319 e, em tese, enfrenta uma pista mais favorável no Catar.
No outro duelo McLaren x Ferrari, é novamente o piloto papaia quem está em vantagem. Pelo quarto lugar, Piastri tem 268 pontos, 9 a mais que Carlos Sainz. Assim como na batalha pelo vice, também é melhor o momento do piloto ferrarista.
Por fim, mas não menos importante, os capítulos finais de Lewis Hamilton na Mercedes. Isso por si só já é muito interessante, mas há também a possibilidade do heptacampeão ficar na frente de George Russell. O inglês mais jovem tem a vantagem: 217 x 208.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.
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