F1
30/09/2018 10:11

Bottas fala em “dia difícil do ponto de vista pessoal” após ceder posição para Hamilton na Rússia

Valtteri Bottas diz entender o motivo por trás da ordem de equipe da Mercedes, que solicitou a troca de posição com Lewis Hamilton. Mesmo assim, o finlandês lamenta a sequência do jejum de vitórias que dura desde o fim de 2017
Warm Up / VITOR FAZIO, de Porto Alegre
 Lewis Hamilton e Valtteri Bottas (Foto: AFP)
Valtteri Bottas parecia próximo daquela que seria a primeira vitória em 2018, mas encontrou um problema no meio do caminho – a Mercedes aplicou ordens de equipe para permitir que Lewis Hamilton vencesse o GP da Rússia deste domingo (30), ficando ainda mais próximo do quinto título. Mesmo que o dia tenha sido dos melhores para a equipe, o finlandês reconhece que foi “difícil” no aspecto pessoal.
 
“Foi um dia difícil”, disse Bottas logo após a corrida. “É um bom resultado para nós enquanto equipe e conseguimos os máximo possível de pontos. Do ponto de vista pessoal, foi uma prova difícil”, reconheceu.
 
Bottas largou já sabendo que a ordem de equipe era uma possibilidade real. Toto Wolff, chefe de equipe, já falava após a classificação que a pole do #77 “dificultava” a possibilidade de favorecer Hamilton. Usando a ameaça de Vettel como explicação, a equipe ordenou que o finlandês abrisse caminho. Valtteri até perguntou se poderia retornar à liderança na última volta, ouvindo resposta negativa.
Valtteri Bottas precisou abrir mão da vitória em Sóchi (Foto: AFP)
“A gente sempre se planeja para as situações de corrida. O Lewis [Hamilton] está lutando pelo campeonato [de pilotos] e nós pelo de construtores, então sempre temos um plano. Mesmo assim, é difícil prever o que vai acontecer na corrida. É assim que é”, encerrou.
 
Com o resultado, Bottas segue com a incômoda marca de não vencer desde o GP de Abu Dhabi de 2017. Para a Mercedes, a boa notícia é que Hamilton agora tem 50 pontos de vantagem sobre Vettel com cinco corridas restando.
 
A próxima etapa da F1 é o GP do Japão, em Suzuka, já no próximo fim de semana.