Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Bottas lidera 1-2 da Mercedes em TL1 marcado por muitas rodadas em Portugal

Com pneus médios, Valtteri Bottas foi o mais rápido e Lewis Hamilton foi o segundo no treino livre que abriu os trabalhos do primeiro GP de Portugal de Fórmula 1 após 24 anos. Max Verstappen, com compostos duros, foi o terceiro em Portimão

 
Pôster do YouTube

A sexta-feira (23) que marcou a abertura dos trabalhos do primeiro GP de Portugal depois de 24 anos teve a Mercedes na liderança e com direito a dobradinha. Valtteri Bottas, com 1min18s410 como melhor tempo, foi o mais rápido desta manhã no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Lewis Hamilton, 0s339 mais lento na comparação com o companheiro de equipe, foi o segundo. Os dois fizeram suas melhores marcas com pneus médios, mas se queixaram de desgaste, sobretudo nos compostos dianteiros.

Novidade no calendário da Fórmula 1 em razão da reprogramação por conta da pandemia, Portimão teve o asfalto todo reformado para receber a principal categoria do automobilismo. Assim, muitos pilotos rodaram ao longo de 90 minutos de sessão. Um deles foi Max Verstappen, que trabalhou durante todo o tempo com pneus duros. O holandês da Red Bull ficou em terceiro na tabela de tempos, 0s781 atrás de Bottas.

Depois de um fim de semana promissor em Nürburgring, sobretudo com Charles Leclerc, o monegasco voltou a andar bem nesta semana em Portimão e ficou em quarto lugar com sua Ferrari, também com seu melhor tempo sendo feito com pneus duros, e Alexander Albon, companheiro de equipe de Verstappen, fechou o top-5 desta manhã.

Carlos Sainz, que chegou a liderar os minutos iniciais do treino livre 1 com a McLaren, foi o sexto, seguido pela Racing Point de Sergio Pérez. A grande surpresa da manhã foi a presença de Kimi Räikkönen entre os dez primeiros, na oitava posição. Daniel Ricciardo, embalado pelo pódio conquistado com a Renault no último GP de Eifel, foi o nono, enquanto Pierre Gasly fechou a sessão em décimo.

Valtteri Bottas foi o mais rápido do treino livre 1 desta sexta-feira em Portugal (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

A Fórmula 1 volta a acelerar logo mais, a partir de 11h (de Brasília), com o treino livre 2 do GP de Portugal. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Portugal

Leia também:
Michael Jackson no Brasil e dólar a R$ 1: o mundo no último GP de Portugal
O GP de Portugal de Fórmula 1 que volta remete ao pai que se foi

Com temperatura ambiente em 18ºC e 24ºC no asfalto, o Autódromo Internacional do Algave abriu o fim de semana do primeiro GP de Portugal de Fórmula 1 do século, o primeiro em 24 anos.

Sem tempo a perder, praticamente todos os pilotos deixaram os boxes lusitanos para executar as primeiras voltas de instalação e reconhecimento da pista. Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o primeiro a marcar volta rápida, na casa de 1min30s e com pneus duros, sendo seguido pela McLaren de Carlos Sainz. O espanhol se queixava da baixa aderência da pista, sobretudo depois da chuva que deu as caras nos últimos dias no Algarve. O asfalto foi refeito em praticamente toda a extensão do circuito justamente para que Portugal pudesse voltar a receber a Fórmula 1 novamente neste ano.

A pista chamava a atenção pelas muitas subidas e descidas, inclusive na reta dos boxes. Não à toa, é conhecida como a montanha-russa portuguesa. Outro ponto era a determinação sobre os limites da pista, sobretudo nas curvas 1, 4 e 15. Sainz, por exemplo, teve dois tempos deletados por conta da infração antes de virar 1min22s183 e, depois, 1min21s497, na sequência do seu stint com pneus duros.

Max Verstappen roda na pista de Portimão no começo do TL1 (Foto: Reprodução)

Outro que sofria com a falta de aderência da pista foi Max Verstappen, que rodou durante sua sequência de voltas. “Parece uma pista de drift”, reclamou o holandês. Quem também dava as suas derrapadas era Valtteri Bottas, que iniciava sua jornada nesta manhã em Portimão. “Os pneus estão muito frios”, reportou o piloto da Mercedes.

O foco dos pilotos e equipes na primeira parte do treino esteve voltado para o aprendizado da pista. Tanto que os pneus duros foram usados por todos os competidores, que buscavam a maior quilometragem possível. Sainz ainda liderava depois de 25 minutos de treino com 1min20s696, enquanto Bottas já aparecia em segundo, 1s017 atrás.

Em seguida, Lewis Hamilton chegou a subir para segundo, com tempo 0s582 mais lento que o de Sainz, mas pouco depois foi superado pelo companheiro de equipe, enquanto Pierre Gasly chegou a avançar para segundo. Até que, na sequência, ainda antes do fim da primeira meia hora do treino, Leclerc marcou 1min20s410 para assumir a ponta.

Charles Leclerc foi um dos pilotos que rodou nesta manhã em Portimão (Foto: Ferrari)

Hamilton assumiu a ponta do treino pouco depois ao registrar 1min20s165, enquanto Gasly voltava a andar bem com sua AlphaTauri e era o segundo. Leclerc aparecia em terceiro depois de ser mais um a rodar na sessão, mas o monegasco depois conseguiu melhorar e se colocar à frente do francês. Pierre também foi superado por Sebastian Vettel, que mostrava um bom começo de fim de semana para a Ferrari. Hamilton, por sua vez, voltava a encaixar uma boa volta e virava 1min19s526.

Depois de um breve período de silêncio na pista, em que pilotos e engenheiros trocavam informações sobre o novo traçado, os carros começaram a deixar os boxes para a metade final da sessão. Nesta parte, os competidores optaram, na sua maioria, pelo uso de pneus médios. A Ferrari foi uma das equipes que continuou trabalhando com os compostos duros.

Com os médios, Sergio Pérez chegou a subir para a terceira posição. Verstappen, que ficou por um bom tempo em último na tabela, subiu para a nona posição com pneus médios, mas o que chamou a atenção foi uma fumaça que saiu da traseira do carro da Red Bull. Lance Stroll foi um que reclamou da presença de óleo na pista. Logo depois, Bottas deixou a marca de Hamilton para trás por 0s035 e cravou 1min19s491 com 27 minutos para o desfecho do treino.

Pierre Gasly teve um bom desempenho no treino livre desta manhã em Portugal (Foto: Honda Racing)

Mas a presença de Bottas na liderança do treino durou somente alguns minutos. Hamilton virou 1min18s874 e tomou de novo a dianteira da sessão. O finlandês também melhorou seu tempo, mas foi 0s143 mais lento que seu companheiro de equipe. Com 21 minutos para o fim do treino, o top-3 era completado por Leclerc, Verstappen e Pérez.

Enquanto nuvens mais pesadas rondavam o circuito de Portimão, Hamilton melhorou ainda mais seu tempo. Mas, em seguida, Bottas foi além e deixou para trás o hexacampeão do mundo ao registrar 1min18s410, 0s339 mais rápido que o britânico.

Quem também dava sequência ao seu stint de voltas, com pneus duros, era Verstappen. O holandês deixou a Ferrari de Leclerc para trás na tabela de tempos e subiu para a terceira posição, 0s781 atrás de Bottas, que continuou na pista com pneus médios.

Ao fim de 90 minutos de muitas voltas completadas e também muitas rodadas, Bottas confirmou a dobradinha da Mercedes e o melhor desempenho dentre os 20 pilotos na manhã desta sexta-feira no desafiador circuito de Portimão.

Fórmula 1 2020, GP de Portugal, Autódromo Internacional do Algarve, treino livre 1:

1V BOTTASMercedes1:18.410 35
2L HAMILTONMercedes1:18.749+0.33935
3M VERSTAPPENRed Bull Honda1:19.161+0.75132
4C LECLERCFerrari1:19.309+0.89933
5A ALBONRed Bull Honda1:19.365+0.95534
6C SAINZ JRMcLaren Renault1:19.441+1.03142
7S PÉREZRacing Point Mercedes1:19.907+1.49731
8K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:19.954+1.54434
9D RICCIARDORenault1:20.058+1.64827
10P GASLYAlphaTauri Honda1:20.124+1.71429
11S VETTELFerrari1:20.200+1.79037
12L NORRISMcLaren Renault1:20.207+1.79729
13D KVYATAlphaTauri Honda1:20.278+1.86832
14K MAGNUSSENHaas Ferrari1:20.846+2.43628
15L STROLLRacing Point Mercedes1:20.954+2.54432
16A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:21.009+2.59935
17R GROSJEANHaas Ferrari1:21.169+2.75931
18G RUSSELLWilliams Mercedes1:21.374+2.96431
19E OCONRenault1:21.673+3.26331
20N LATIFIWilliams Mercedes1:22.054+3.64434
  Tempo 107%1:23.899+5.489