Bottas reclama de temperaturas dos pneus e espera GP marcado por superaquecimento

Valtteri Bottas precisou adaptar a pilotagem no GP do Bahrein. É que, após semanas de frio na Europa, o finlandês agora precisa lidar com os efeitos do calor intenso sobre os pneus em Sakhir

Depois de algumas semanas com a Fórmula 1 preocupada com as temperaturas baixas e a dificuldade de aquecer pneus, o drama é bem diferente no Bahrein. Valtteri Bottas foi pego de surpresa nos treinos livres desta sexta-feira (27) com o superaquecimento dos compostos fornecidos pela Pirelli, problema que arrisca se tornar recorrente nos próximos dois dias.

“Acho que o principal [problema] é o superaquecimento dos pneus, que é algo que não tivemos nas últimas corridas”, refletiu Bottas. “Estávamos tentando aquecer os pneus de qualquer jeito, e agora precisamos achar um jeito de estriar. O estilo de pilotagem é completamente diferente. Precisamos aprender algumas coisas para amanhã”, destacou.

Essa mudança aparenta não ter jogado a favor de Bottas. É que o finlandês, acostumado a começar os fins de semana liderando treinos livres, não chegou nem perto de repetir a dose no Bahrein. O piloto ficou na casa de 0s3 atrás de Lewis Hamilton, que liderou os dois treinos livres do dia.

Valtteri Bottas não teve vida fácil com os pneus (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Bottas, entretanto, alerta: os resultados do TL1 e do TL2 não são lá muito representativos. O primeiro foi realizado durante a tarde, e não à noite. O segundo teve bandeiras vermelhas interrompendo ciclos de voltas e um teste de pneus de 2021.

“É difícil falar sobre hoje porque diversas equipes tiveram uma programação diferente para hoje. Nós também, porque testamos os novos pneus da Pirelli, então todo mundo fez coisas diferentes em momentos diferentes. Mesmo assim, acho que a Red Bull está lá em cima. Eles andaram bem no segundo setor”, encerrou.

Bottas chega ao Bahrein já se chances de ser campeão. Afinal, Hamilton garantiu o sétimo título no GP da Turquia. O finlandês, entretanto, ainda precisa lutar para segurar Max Verstappen e garantir o segundo vice-campeonato da carreira.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube