Bottas se mantém no topo e encerra último dia de testes da F1 em 2015 com melhor tempo. Nasr é terceiro
O finlandês Valtteri Bottas fez, ainda no período da manhã, o melhor tempo do último dia de treinos coletivos da F1 nesta pré-temporada. O brasileiro Felipe Nasr percorreu o equivalente a mais de duas corridas e foi terceiro neste domingo em Barcelona
#GALERIA(5232,90325)
Ao menos no topo da tabela, os tempos da manhã não mudaram neste domingo (1) em Barcelona, e Valtteri Bottas terminou o último dia da pré-temporada da F1 na primeira colocação.
Usando compostos supermacios pouco antes do almoço, Bottas marcou 1min23s063 e saltou para a ponta. Sebastian Vettel também colocou o mesmo tipo de pneu para fazer uma volta lançada logo na sequência, mas não conseguiu superá-lo: 1min23s469 foi sua melhor marca.
Relacionadas
Deste modo, o que se viu foi um 'repeteco' do que ocorrera no sábado com Felipe Massa e Kimi Räikkönen na pista. Só a diferença entre os dois é que havia sido inferior, míseros 0s014. Isso no confronto entre a Williams e a Ferrari. Ao contrário da programação que Lewis Hamilton teve no último dia, Nico Rosberg não partiu para voltas voadoras e assim permitiu que o time de Grove fechasse os testes na frente.
Embora tenha marcado o melhor tempo do derradeiro dia, no entanto, Bottas não é o piloto mais rápido da pré-temporada. Com os compostos macios, Rosberg cravou 1min22s792 na sexta-feira e Hamilton anotou 1min23s022 no sábado. O melhor tempo do brasileiro Felipe Massa, que não treinou neste domingo, foi 1min23s262 com a borracha supermacia.
Atrás de Bottas e Vettel, apareceu o brasileiro Felipe Nasr, que teve um dia bastante ocupado com a Sauber para encerrar a preparação para o seu ano de estreia. Percorreu a distância de mais de duas corridas inteiras e virou uma melhor volta na casa de 1min24s023.
Um acidente aconteceu, protagonizado pelo venezuelano Pastor Maldonado. Ele estava no contorno da curva 4 quando saiu reto no final dela e foi de encontro ao muro para um impacto frontal. O lance, naturalmente, provocou uma bandeira vermelha e colocou fim à pré-temporada da Lotus. Momentos antes, o piloto dizia que estava contente com a preparação e o carro, muito melhores que o E22 do ano passado.
Mais bandeiras vermelhas foram causadas pela Red Bull e a Toro Rosso. Pela manhã, o carro de Daniel Ricciardo parou na reta dos boxes devido a uma falha no ERS que demorou algumas horas para ser consertada. O australiano perdeu um precioso tempo de pista. À tarde, foi a vez de o motor de Max Verstappen pedir um descanso. Eles fecharam em quinto e quarto, respectivamente.
Enquanto tudo isso acontecia, a McLaren Honda continuava sofrendo. A esperança da equipe era dar tantas voltas quanto na sexta-feira, mas o tempo foi passando durante a manhã e nada de Jenson Button ir à pista. Ele deixou os boxes pela primeira vez às 12h53 no horário local e fez dois giros de instalação. Oficialmente, o motivo foi que estavam sendo feitas checagens em sistemas que demoraram mais do que o esperado para serem concluídas. À tarde, o inglês foi andando de pouco em pouco e experimentando os diferentes tipos de pneus, cravando 1min25s327.
Ao longo da tarde de domingo, ninguém se preocupou muito em mostrar o jogo. Predominaram as simulações de corrida e os long-runs. Destaque para as altas cronometragens de Nasr, Sergio Pérez e Nico Rosberg.
Agora as equipes começam a preparar os carros e os equipamentos para uma viagem rumo ao outro lado do mundo: em duas semanas, no dia 15 de março, o GP da Austrália abre a temporada 2014 do Mundial de F1. Todos os treinos livres, as classificações e as corridas serão acompanhadas AO VIVO e em TEMPO REAL pelo GRANDE PRÊMIO.
F1. Treinos coletivos, Barcelona, dia 8:
1 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:23.063 | 89 | |
2 | 5 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | FERRARI | 1:23.469 | +0.406 | 127 |
3 | 12 | FELIPE NASR | BRA | SAUBER FERRARI | 1:24.023 | +0.960 | 159 |
4 | 33 | MAX VERSTAPPEN | HOL | TORO ROSSO RENAULT | 1:24.527 | +1.464 | 85 |
5 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:24.638 | +1.575 | 72 |
6 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:25.113 | +2.050 | 130 |
7 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:25.186 | +2.123 | 148 |
8 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN HONDA | 1:25.994 | +2.931 | 30 |
9 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS MERCEDES | 1:28.272 | +5.209 | 36 |
A sexta-feira (27) foi o primeiro dia em que Jenson Button pôde realmente tirar impressões mais aprofundadas do novo carro da McLaren durante toda a pré-temporada. E agora o piloto inglês tem a certeza de que o caminho diferente seguido pelo time no projeto do MP4-30 é o mais correto e permitirá ao time, em algum momento ainda incerto no futuro, voltar a vencer. Pela 1ª vez livre dos problemas de confiabilidade, Button conheceu melhor o bólido e disse, ao ser perguntado pelo GRANDE PRÊMIO em Barcelona, que até parece se tratar de “outra categoria”.