Bottas vai na contramão e diz que curtiu dia de pouca aderência na Turquia

Valtteri Bottas, terceiro mais rápido nos treinos livres na Turquia, não reclama da falta de aderência do novo asfalto. O finlandês é exceção, com a maioria dos pilotos mostrando insatisfação

Enquanto a maioria dos pilotos da Fórmula 1 sofreu com a falta de aderência no novo asfalto em Istambul, Valtteri Bottas conseguiu se divertir na Turquia. O finlandês precisou utilizar uma pilotagem diferente nos treinos livres desta sexta-feira (13), marcado por carros saindo de traseira e tempos de volta ainda altos na abertura do fim de semana.

A pilotagem lembrou um pouco a de um piloto de rali, modalidade que o próprio Bottas gosta de praticar no tempo livre.

“Certamente ajudou”, disse Bottas, falando sobre as habilidades no rali, após anotar o terceiro melhor tempo do dia. “Estava bem diferente da pilotagem normal de Fórmula 1 no começo, diferente do que estamos acostumados. Eu me diverti bastante, deu para curtir”, seguiu.

“É crucial nessas temperaturas conseguir aquecer os pneus rápido, ajuda a ficar em vantagem sobre outros pilotos. Aprendemos muito nos testes de inverno, mas mesmo nesse sentido hoje foi um dia extremo por causa do asfalto e de como ele é liso”, destacou.

Valtteri Bottas não reclamou do novo asfalto (Foto: Beto Issa)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

“A gente só usou um pneu macio hoje, mas ele pareceu o melhor, o que aqueceu melhor. Os dianteiros estavam esfarelando um pouco. Mas ainda veremos. A pista ainda está evoluindo, ainda temos o TL3 e a classificação antes da corrida. É muito difícil decidir agora qual é a melhor estratégia para o fim de semana”, frisou.

O próprio companheiro de Bottas, Lewis Hamilton, teve experiência bem diferente na Turquia. O britânico definiu o asfalto como “merda com M maiúsculo”. Max Verstappen concordou, lembrando que a situação é bem pior do que a vista em Portimão, também recapeado para a F1. 

A boa notícia para os pilotos é que a pista está ganhando aderência, mesmo que lentamente. Os tempos do segundo treino livre, liderado por Verstappen, foram bem melhores que os do primeiro. Essa tendência deve seguir no sábado e no domingo.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube