Caminhão vaza combustível na pista em Sochi, e direção de prova atrasa primeiro treino livre do GP da Rússia

Em virtude de um vazamento de óleo diesel causada por um caminhão de apoio que trafegava na pista do Parque Olímpico de Sochi pouco antes do primeiro treino livre, a direção de prova optou por atrasar o início da sessão em pelo menos meia hora para lavar o asfalto e proporcionar condições seguras aos pilotos nesta manhã na Rússia

Um acontecimento no mínimo inusitado levou a direção de prova a adiar a primeira sessão de treinos livres do GP da Rússia em, pelo menos, meia hora nesta sexta-feira (9). Um caminhão de serviço que trafegava pela pista do Parque Olímpico de Sochi pouco antes da sessão desta manhã acabou por vazar muito óleo diesel no asfalto do circuito russo. Assim, a direção de prova optou por atrasar, na prática, o começo do treino para limpar os trechos sujos do traçado.

No fim das contas, a ocorrência acabou por encurtar o primeiro treino em Sochi. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou que a sessão terá apenas uma hora de duração, sem o uso dos pneus extras reservados para o primeiro terço da sessão de treinos na Rússia.

Equipes de serviço tentam amenizar vazamento de combustível na pista em Sochi (Foto: F1/Twitter)

Desta forma, as equipes e pilotos perderam meia hora de quilometragem e terão de refazer seus respectivos programas para a sexta-feira em Sochi, prejudicando diretamente aquilo que havia sido traçado para o primeiro dia de treinos da 15ª etapa do Mundial de F1.

Mesmo com os pilotos impedidos de deixarem os boxes, o cronômetro seguiu na regressiva. Durante esse tempo, a direção de prova levou um carro de serviço à pista para checar as condições do asfalto antes de dar o sinal verde e autorizar, de fato, o começo da sessão em Sochi.

E finalmente, depois de meia hora, conforme o previsto, Marcus Ericsson e Fernando Alonso foram os primeiros carros a deixarem os boxes para as primeiras voltas de instalação no Parque Olímpico. E enfim, a sessão começava pra valer na Rússia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.