Sainz diz que se aproximar da Red Bull “precisa ser meta” da Ferrari na F1 2024

Na opinião de Carlos Sainz, a Ferrari precisa ter como objetivo para 2024 a diminuição da desvantagem para a Red Bull. Segundo o espanhol, o carro italiano tem pontos fortes, mas precisa ser preparado para funcionar em uma gama mais abrangente de situações

Depois de uma temporada inteiramente dominada pela Red Bull, que venceu 21 de 22 corridas da Fórmula 1 em 2023, a Ferrari — que triunfou na única disputa em que os taurinos foram derrotados, em Singapura, com Carlos Sainz — terminou o ano perdendo a oportunidade de tomar o segundo lugar da Mercedes no Mundial de Construtores. Porém, a equipe conseguiu alguns números importantes, como as sete poles conquistadas, quesito em que ficou atrás apenas dos austríacos.

Desta forma, Sainz reconheceu que o carro italiano possui pontos fortes que ficaram claros durante o ano. E o espanhol acredita que é possível diminuir a distância dos campeões no desenvolvimento do monoposto de 2024. Para ele, inclusive, a evolução da McLaren mostra que é uma tarefa possível.

“Realisticamente, acho que precisa ser nossa meta [diminuir a distância para a Red Bull]”, disse Sainz. “Se vamos conseguir? Apenas o tempo dirá. Mas quero que a equipe pense que isso é possível, porque eu acredito que é”, afirmou.

“A McLaren conseguiu dar esses passos durante a temporada, e estou perfeitamente confiante de que a Ferrari pode fazer isso durante a pausa de inverno. Acredito nessa equipe”, garantiu.

Sainz quer um carro mais constante para a Ferrari na temporada 2024 (Foto: AFP)

Dono de duas poles na temporada, na Itália e em Singapura, Sainz destacou a força do carro italiano em ritmo de volta única. Porém, admitiu que não basta ter apenas uma característica forte, já que a equipe costuma sofrer nas corridas com o desgaste dos pneus.

“Acredito na capacidade que temos, em casa, de virar as coisas”, apontou. “Ainda existem circuitos em que conquistamos a pole por 0s3 à frente da Red Bull. É que temos apenas uma característica do carro realmente boa — precisamos torná-lo versátil”, avaliou.

“Definitivamente, [manteria] a velocidade de reta, a performance nas frenagens e em curvas de 90° e de curta duração”, garantiu o espanhol, ao ser questionado sobre o que não mudaria no carro para 2024. “E também acho que a pilotagem sobre as zebras é um ponto muito forte”, elogiou.

Sainz comemorou a única vitória da Ferrari em 2023 (Foto: AFP)

Por fim, Sainz destacou novamente que é necessário ter, em 2024, um carro capaz de funcionar em diferentes situações. Ao longo de praticamente todo o ano, tanto o espanhol quanto Charles Leclerc reclamaram que o monoposto tinha uma janela muito curta de funcionamento, o que precisa mudar se o objetivo for alcançar a Red Bull em algum momento.

“O carro tem pontos muito fortes, mas acho que, se quisermos ter um carro para funcionar o ano inteiro, talvez tenhamos de abrir mão de alguns desses pontos para garantir que sejamos rápidos em todas as áreas — especialmente nas corridas”, comentou.

“Acho que, nas corridas, precisamos focar em entender o que estamos fazendo com o carro, o que estamos fazendo com os pneus que não está nos permitindo competir nas corridas tanto quanto Red Bull e McLaren. No Brasil, por exemplo, e em Austin, você podia ver claramente que simplesmente não tínhamos ritmo”, finalizou.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.