Sainz lamenta sexta-feira da Ferrari na Holanda: “Não parecemos competitivos”

Carlos Sainz voltou a sofrer com o ritmo da Ferrari em Zandvoort e acredita que pistas que demandam mais downforce são o ponto fraco da SF-23

Depois de a Ferrari dar sinais de que estava reagindo na temporada 2023 da Fórmula 1 ao se colocar como segunda força no GP da Bélgica, Carlos Sainz lamentou o ritmo da SF-23 após os treinos livres, que aconteceram nesta sexta-feira (25). Sofrendo com o ritmo, a escuderia italiana não conseguiu ir além do 11º lugar com Charles Leclerc no TL2, enquanto o espanhol amargou o 16º lugar.

Sainz precisou ficar de fora do TL1 depois de a Ferrari escalar Robert Shwartzman para cumprir a regra de que as equipes devem dar espaço para um novato em, pelo menos, dois finais de semana de corrida por ano. A ausência fez com que ele demorasse um pouco a se reacostumar com o carro.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz espera estar mais competitivo no sábado (Foto: Ferrari)

“Tive de esperar um pouco, o que não foi muito fácil. Fui para o carro apenas durante a tarde e nunca é fácil chegar com muita velocidade em um circuito como Zandvoort. Mas eu consegui imprimir velocidade bem rápido e infelizmente ainda não parecemos muito competitivos. Ainda temos de achar alguns tempos de volta, downforce e balanço do carro. Hoje foi um dia difícil para o time”, disse o #55.

No entanto, Sainz acredita que a queda no desempenho do carro da Ferrari tenha mais relação com as características do circuito de Zandvoort do que com a SF-23 em si. Para o espanhol, circuitos que demandam um nível de downforce maior não casam muito bem com a máquina italiana.

“Acho que tivemos algo similar na Hungria, é algo característico quando vamos para pistas que demandam alto downforce. Por alguma razão não conseguimos tanto downforce quanto os outros [times] quando usamos asas traseiras maiores e precisamos entender o motivo. Então temos uma lição de casa para entender porque quando estamos em pista de alto downforce patinamos mais do que os outros”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No sábado, o dia começa com o TL3, às 6h30 (de Brasília, GMT-3), seguido pela classificação, às 10. No domingo, a largada também está marcada para as 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.