Verstappen mostra que coisas continuam iguais e lidera TL1 do GP da Holanda de F1
A primeira atividade de pista da Fórmula 1 após quase um mês de recesso mostrou o resultado padrão da temporada: liderança de Max Verstappen. Foi assim que terminou o TL1 em Zandvoort
Muito tempo sem carros na pista, pilotos de férias e equipes em busca de soluções. O recesso de meio de temporada da Fórmula 1, tão tradicional, é respiro necessário no meio de temporadas cheias de elementos e permite o elemento de mudanças. Mas a ordem de forças da Fórmula 1 2023 não contou com qualquer mudança, aparentemente. Max Verstappen fez o que anda fazendo desde o começo do ano e terminou o primeiro treino livre do GP da Holanda, na manhã desta sexta-feira (25), na liderança.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Relacionadas
Verstappen já anunciou logo de cara que tinha boa vantagem para abrir os trabalhos em casa e fez seguidas voltas da ponta nos primeiros 20 minutos, quando ainda usava pneus duros. Como demorou a colocar macios, ficou um tanto para trás, mas era meramente circunstancial. A primeira volta de macios serviu para retomar a ponta, já nos dez minutos finais, e não correr mais riscos.
A distância do 1min11s852 de Verstappen para Fernando Alonso, em segundo, foi de 0s278, enquanto Lewis Hamilton terminou 0s373 atrás. Sergio Pérez ficou com a quarta colocação, seguido por Alexander Albon, Lando Norris, Logan Sargeant, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon. George Russell, em 11º, ainda conseguiu terminar no mesmo segundo de Max.
A única bandeira vermelha da sessão veio com pouco menos de 20 minutos para o fim, quando Nico Hülkenberg perdeu o controle da Haas na tomada da curva 13, rodou e parou no muro. Nada muito impactante, mas acabou parado na brita e precisando da ajuda dos fiscais para tirar o carro.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda, em Zandvoort, 13ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. Logo mais, o TL2 está marcado para as 11h (de Brasília, GMT-3).

Confira como foi o TL1:
Acabou o recesso, agora oficialmente! No horário marcado para a Fórmula 1 retomar a pista após a parada, 11h30 horário local (7h30 de Brasília, GMT-3), era de 20°C, com sensação levemente acima disso, e asfalto chegando a 30°C. Se choveu bastante na quinta-feira em Zandvoort, aliás, a previsão do tempo apontava baixas chances de precipitação na sexta, ainda que o medo existisse para o restante do fim de semana.
A Fórmula 1 voltou à baila sem grandes novidades após as férias. Nenhuma grande polêmica ou mudança foi anunciada no período, apesar das expectativas quanto às análises da FIA quanto ao teto orçamentário do ano passado e a possibilidade de uma nova equipe no futuro. Nada de mudança anunciada para os pilotos, também, apenas com a Haas aproveitando o fim de semana para confirmar a renovação contratual de Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen para 2024.
Na pista, porém, havia uma diferença importante. A Ferrari cedia o carro para Robert Shwartzman, um de seus pilotos reservas, para o primeiro treino livre. Desta feita, Carlos Sainz iria à pista somente mais tarde.
Com as arquibancadas já tomadas pela cor laranja, a luz verde apareceu e permitiu a tomada da pista. Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda foram ao traçado de saída, com o dinamarquês registrando a primeira volta cronometrada: 1min15s393.
A escolha de pneus apontava para o uso de duros e médios nos primeiros movimentos. Bom destacar que a Pirelli escolheu a gama mais dura possível para o fim de semana, com pneus C1, C2 e C3 — os macios, que apareceriam mais tarde na atividade.
Assim que foi para a pista, Max Verstappen já fez o possível para mostrar que nada mudara na ordem de forças. Com pneus duros, logo tomou a primeira colocação e começou a melhorar tempo volta após volta. Após 15 minutos, tinha 1min14s360. Tempo ainda alto, mas, pudera, a pista ainda estava sem borracha suficiente e os pneus macios seguiam guardados.

Conforme Verstappen ia melhorando o tempo de pneus duros e chegando a 1min13s191, o restante do pelotão também fazia os tempos descerem. Estavam distantes, porém. Lewis Hamilton, igualmente de duros, virava o segundo tempo, enquanto, ao passar dos 20 primeiros minutos, Valtteri Bottas levava a Alfa Romeo ao terceiro posto de pneus médios. Sergio Pérez, outro de duros, era o quarto e último entre os que andavam em 1min13s. Mas 40 minutos ainda restavam no relógio.
Um quinteto de pilotos ainda não anotara volta cronometrada a essa altura: Tsunoda, Lando Norris, Oscar Piastri, Guanyu Zhou e Lance Stroll. Apesar das pouquíssimas aparições da McLaren na pista, quem aparentava problemas era Stroll. O canadense não tinha sequer feito voltas de instalação, e isso após ficar fora do autódromo na quinta-feira por conta de uma infecção. O pior foi que, quando finalmente entrou na pista, recebeu o aviso para voltar aos boxes. Aí, confirmação do problema da Aston Martin.
O primeiro piloto a colocar pneus macios foi Logan Sargeant, com uma Williams que já era razoavelmente veloz antes, e o americano voou. Ao anotar 1min12s814, tomou a liderança da atividade. E, na marca da metade do treino era quem liderava. Verstappen, Hamilton, George Russell, Bottas, Pérez, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Alexander Albon e Esteban Ocon fechavam o top-10.
Era óbvio, entretanto, que Sargeant não ficaria na liderança por muito tempo. Assim foi, porque Pérez trocou os pneus, colocou macios, e virou 1min12s439 para assumir a dianteira. Albon, na outra Williams, também superou Logan e foi ao terceiro lugar.
Fora o trio, a equipe seguinte a colocar macios foi a Alpine. Gasly ficou no quarto lugar, mas Ocon nem sequer superou o tempo de Verstappen com duros. Lá no fim da fila, Shwartzman continuava com os pneus mais duros do fim de semana enquanto praticamente todo mundo já andara ao menos de médios. Estava na 18ª colocação. Mas 0s7 mais lento que Magnussen, que também tinha uma volta de duros como a melhor.
A McLaren ainda sofria. Com pneus médios, Norris e Piastri tinham voltas quase iguaus e que eram boas somente para as posições 14 e 15. Apesar do crescimento recente, a equipe inglesa chegou a Zandvoort sabendo que enfrentaria uma pista contrária as características favoráveis de outros locais.
Verstappen ainda estava na pista com os pneus duros em simulação de corrida e se incomodava. Não com os pneus ou o fato de que havia sido tirado do primeiro lugar, mas com o tráfego. Ao pegar dois carros pela frente em determinado ponto da pista, um mais lento e outro um tanto mais veloz, reagiu. “Eita, o quê? Meu Deus”, falou.
Em seguida, com pouco menos de 20 minutos pela frente, a primeira bandeira vermelha. Hülkenberg entrou rápido demais na curva 13, perdeu a traseira e rodou em direção à brita. Por fim, o carro da Haas foi parar na direção contrária àquela em que deveria estar e com a roda dianteira direita no muro. A interrupção foi para tirar o carro de lá e durou cerca de seis minutos.
Já que a atividade foi retomada com cerca de dez minutos pela frente, não havia tempo a perder. Bastante gente surgiu na pista de pneus macios e, rapidamente, Verstappen recuperou a realidade dos fatos e anotou 1min11s852 para assumir a primeira colocação novamente. Fernando Alonso, sumido até então, e Hamilton apareceram em segundo e terceiro.
F1 2023, GP da Holanda, Zandvoort, TL1:
| 1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:11.852 | 31 | |
| 2 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | 1:12.130 | +0.278 | 22 |
| 3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:12.225 | +0.373 | 24 |
| 4 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:12.323 | +0.471 | 27 |
| 5 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:12.447 | +0.595 | 25 |
| 6 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:12.460 | +0.608 | 22 |
| 7 | L SARGEANT | Williams Mercedes | 1:12.617 | +0.765 | 30 |
| 8 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | 1:12.658 | +0.806 | 21 |
| 9 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:12.749 | +0.897 | 21 |
| 10 | E OCON | Alpine | 1:12.802 | +0.950 | 29 |
| 11 | G RUSSELL | Mercedes | 1:12.813 | +0.961 | 23 |
| 12 | P GASLY | Alpine | 1:12.895 | +1.043 | 30 |
| 13 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda | 1:12.990 | +1.138 | 26 |
| 14 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:13.322 | +1.470 | 30 |
| 15 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:13.448 | +1.596 | 30 |
| 16 | C LECLERC | Ferrari | 1:13.519 | +1.667 | 26 |
| 17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:13.826 | +1.974 | 20 |
| 18 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | 1:14.023 | +2.171 | 13 |
| 19 | R SHWARTZMAN | Ferrari | 1:14.803 | +2.951 | 25 |
| 20 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 2 |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!