Sainz mantém cautela sobre retorno no GP da Austrália: “Não sou estúpido”

Carlos Sainz ficou de fora do GP da Arábia Saudita e precisou ser operado por conta de uma apendicite. O espanhol está otimista para retornar neste fim de semana na Austrália, mas também não quer sofrer e piorar a situação

Carlos Sainz é a grande incógnita para o GP da Austrália da Fórmula 1 neste fim de semana. O espanhol perdeu a última etapa na Arábia Saudita por conta de uma apendicite e precisou ser operado. Ele foi substituído por Oliver Bearman, que conseguiu um sólido sétimo lugar em sua estreia com a Ferrari. Sainz espera poder retornar às pistas, mas não quer apressar as coisas. Ele já admitiu que não está 100% e destacou que vai ser o primeiro a dizer que precisa de mais tempo para se recuperar caso não esteja se sentindo bem.

“Em primeiro lugar, só de me ver em movimento e dos exercícios que estou fazendo na academia e tudo mais, isso me diz que estou apto para entrar no carro amanhã e tentar. Mas obviamente não sou estúpido e, se não me sentir bem amanhã, serei o primeiro a levantar a mão e dizer que preciso de mais duas semanas até a próxima corrida”, contou Sainz durante entrevista em Melbourne.

“Isso, juntamente com a FIA, também é o plano que temos em vigor. Tenho outra avaliação com a FIA amanhã e eles estão monitorando meu progresso. E eu sou o primeiro que não quer sentir dor, sofrer ou piorar a situação. Eu não sou estúpido. E serei muito claro sobre como estou me sentindo e tudo mais”, destacou o piloto da Ferrari.

Bearman será novamente o piloto reserva da equipe italiana neste fim de semana. O britânico tem como foco principal a rodada da Fórmula 2, mas pode ser acionado novamente. Carlos está otimista de que isso não será necessário. O espanhol destacou que a primeira semana de recuperação foi mais difícil, mas está confiante na evolução apresentada nos últimos dias.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz ficou de fora do GP da Arábia Saudita (Foto: AFP)

“Todos os dias estou me sentindo muito melhor. Agora, a cada 24 horas que passam, faço muito progresso. É verdade que a primeira semana foi dura, muito tempo de cama e recuperação. E é aí que você vê as coisas um pouco mais sombrias. Mas aí na segunda semana a recuperação acelera bastante. E comecei a me sentir muito melhor”, relatou Sainz.

“Então, sim, estou confiante de que posso entrar no carro amanhã e me sair bem. Obviamente, montei um plano de recuperação muito forte desde o primeiro dia, quando voltei para casa, para estar pronto para esta corrida, e vou entrar no carro amanhã e ver como me sinto. Mas estou positivo sobre isso”, prosseguiu Carlos.

“O problema é que não sei [como meu corpo vai lidar com isso]. Até que você se coloque em um carro de F1 e sinta as forças, é impossível saber. O que sei é que hoje estou muito melhor do que ontem e ontem estive muito melhor do que há dois dias. Então também com esse progresso, estou bastante encorajado e positivo. E aí vou ver como me sinto, como eu disse”, concluiu o espanhol.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na quinta-feira à noite, o TL1 começa às 22h30 (de Brasília, GMT-3) e o TL2 está marcado para as 2h já da sexta-feira. Depois, às 22h da mesma sexta-feira, o último treino acontece às 22h30, com a classificação às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para a 1h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.