O que o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 em Monza, nesta sexta-feira (9), mostrou de cenário é que uma vez mais existe equilíbrio entre Red Bull e Ferrari para abrir um fim de semana. Após o 1-2 no TL1, a equipe italiana voltou a liderar no segundo treino livre. Carlos Sainz, desta vez, deixou os carros rubro-taurinos para trás e foi o mais rápido.
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Assim como mais cedo, entretanto, o resultado não representa ampla vantagem. Max Verstappen tentou menos volta lançada de pneus macios que Sainz e terminou cerca. A diferença foi de apenas 0s143 e o segundo lugar. Charles Leclerc foi o terceiro, só 0s050 mais lento que o holandês. A proximidade é real.
A situação de Sainz não é do maior dos otimismos. O espanhol trocou toda a unidade de força e vai largar nas últimas posições do GP da Itália. Muita gente tem punição, mas, ao menos até o momento, somente Sainz, Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda estão garantidos no fim da fila. Caso ninguém se junte a eles, os três estarão entre as posições 18 e 20, em ordem a ser definida pela classificação.
Atrás dos três primeiros colocados, o melhor do resto foi Lando Norris. O inglês ficou 0s6 mais lento que Sainz e menos de 0s1 na frente de George Russell. Sergio Pérez, Hamilton, Esteban Ocon, Fernando Alonso e Alexander Albon encerraram o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. No sábado, o TL3 começa às 8h (de Brasília, GMT-3) e a classificação inicia às 11h.
Confira como foi o TL2:
Nenhuma preocupação com mudanças climáticas para o segundo treino livre do GP da Itália. Com 27°C de temperatura ambiente, sol e 37°C no asfalto. As maiores questões eram as muitas punições do fim de semana: Lewis Hamilton, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda largariam do fim da fila, ao passo que Max Verstappen, Valtteri Bottas e Sergio Pérez contavam com punições menores.
Sainz foi um dos que abriu a pista assim que a bandeira verde chegou: junto dele, Fernando Alonso, Mick Schumacher e Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari usava pneus médios e partiu direto para uma volta cronometrada. É bom ressaltar que a Pirelli lançou mão da gama intermediária de pneus para o fim de semana: C2, C3 e C4.
Se Carlos anotou 1min23s156 de cara, Max Verstappen já apareceu na pista logo em seguida para cravar 1min23s021 e já assumir a ponta. Assim como aconteceu mais cedo, o traçado se encheu de gente ainda nos primeiros minutos de atividade. Sergio Pérez era o terceiro, mas Charles Leclerc ainda devia uma volta.
O motivo era provavelmente já estar pronto para testar verdadeiras voltas lançadas. Mesmo de pneus médios, escolha praticamente geral do começo do treino, fez 1min22s307 e já melhorou até a volta que valeu liderança no TL1.
A Alpine ainda não resolveu o que fará com a vaga ao lado de Esteban Ocon para 2023, mas já apresentava um campeão do mundo em da garagem. Infelizmente para ela, um campeão no mundo de futebol: o atacante Olivier Giroud, do Milan, ganhador da Copa do Mundo com a seleção da França, em 2018. Na pista, Fernando Alonso fazia bonito e superava o tempo de Lewis Hamilton.
Enquanto a Mercedes começara o fim de semana tentando entender qual a distância para Ferrari e Red Bull, a Alpine mirava as Flechas Prateadas e se colocava em boa vantagem para a McLaren na sexta-feira. Enquanto isso, Daniel Ricciardo, Schumacher, Esteban Ocon e Alexander Albon testavam pneus duros.
Após 15 minutos, os pneus macios começaram a aparecer na pista e imediatamente passavam a se refletir na classificação. Valtteri Bottas saltou para quarto com a Alfa Romeo, mas a queda foi veloz. George Russell e Pérez saltaram na frente, assim como Alexander Albon e até o companheiro Guanyu Zhou. As coisas iam se normalizando.
Se dava para dizer que a Alpine olhava para a Mercedes após o primeiro treino e 15 minutos, a McLaren protestou: Lando Norris subiu o top-3, enquanto Ricciardo ficava momentaneamente entre os dez fronteiros.
Aí, enfim, o primeiro problema mais sério do fim de semana. Com pouco menos de 30 minutos, Schumacher parou o carro do lado de fora da pista antes. O motivo era ordem da Haas, notando uma questão de alguma ordem no carro. Bandeira vermelha e interrupção.
Com metade do treino e bandeira vermelha, Verstappen liderava e contava com exatos 0s500 de vantagem para Leclerc. Norris, Sainz, Hamilton, Alonso, Albon, Pérez, Ricciardo e Zhou fechavam o top-10.
Após sete minutos, o treino voltou com mais 25 ainda pela frente. A correria com os pneus macios seguia sendo verdadeira. Não demorou até que Sainz marcasse 1min21s664 e assumisse a liderança.
Na verdade, apesar de mais gente com macios na pista na retomada do treino, logo em seguida já era notório ver gente testando o ritmo de corrida. Era o caso com Verstappen e Hamilton, já de pneus médios, por exemplo, assim como Alonso e Norris.
A pista deixou de ter novas voltas rápidas. Russell avisava no rádio que o uso da energia recuperada tinha de melhorar. Apesar de quase todos os pilotos estarem em ação, só com Schumacher parado, nada demais acontecia. O mais empolgante era Leclerc escapando duas vezes da pista enquanto fazia sua simulação de corrida.
Uma dessas rápidas escapadas, rendeu bandeira amarela e, em seguida, o aviso da direção de prova de que Tsunoda seria investigado por não diminuir a velocidade quando passou por ela. De qualquer maneira, ficaria para depois do treino. O japonês já abria o fim de semana punido exatamente por ter cinco chamadas de atenção da FIA, uma acima do limite.
Mas era apenas isso. O punido Sainz liderou o mesmo o treino e teve Verstappen e Leclerc na cola.
F1 2022, GP da Itália, Monza, TL2:
1 | C SAINZ | Ferrari | 1:21.664 | 23 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:21.807 | +0,143 | 26 |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:21.857 | +0,193 | 22 |
4 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:22.338 | +0,674 | 28 |
5 | G RUSSELL | Mercedes | 1:22.386 | +0,722 | 23 |
6 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:22.394 | +0,730 | 25 |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:22.503 | +0,839 | 24 |
8 | E OCON | Alpine | 1:22.728 | +1,064 | 28 |
9 | F ALONSO | Alpine | 1:22.752 | +1,088 | 27 |
10 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:22.835 | +1,171 | 24 |
11 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:22.911 | +1,247 | 25 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:22.938 | +1,274 | 29 |
13 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:22.993 | +1,329 | 25 |
14 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:23.135 | +1,471 | 24 |
15 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:23.217 | +1,553 | 30 |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:23.557 | +1,893 | 24 |
17 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:23.731 | +2,067 | 24 |
18 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:23.785 | +2,121 | 26 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:23.982 | +2,318 | 22 |
20 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:24.586 | +2,922 | 9 |