Leclerc bate Sainz por menos de 0s1 em 1-2 da Ferrari no TL1 do GP da Itália
Charles Leclerc foi quem liderou o primeiro treino livre da Fórmula 1 na Itália. E veio com a Ferrari ocupando as duas primeiras colocações
Chegou um dos fins de semana mais esperados do calendário da Fórmula 1: o GP da Itália. A corrida de Monza encerra a temporada europeia e, em 2022, também coloca um ponto final numa rodada tripla que começou na Bélgica e passou pela Holanda nos últimos 14 dias. Com um dia de temperatura firme e sol entre nuvens no circuito de Monza, quem saiu na frente e liderou o primeiro treino livre foram Charles Leclerc e a Ferrari.
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Não foi, entretanto, um treino que aponte grande favoritismo mesmo que Leclerc tenha ficado com a companhia de Carlos Sainz e fechado as duas primeiras posições. A Ferrari marcou o primeiro gol da sexta-feira, mas é necessário levar em conta que Max Verstappen se encaminhava para superar os dois — ou passar muito perto, ao menos — quando pegou tráfego na Parabolica. A situação é competitiva.
Entre as duas Ferrari e Verstappen, que deu somente uma volta rápida de macios — justamente quando perdeu muito tempo na traseira de Lando Norris — ficaram George Russell e Lewis Hamilton. O mais jovem terminou 0s270 mais lento que Leclerc, enquanto Hamilton ficou 0s4 atrás. Depois de Max, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. O TL2 está marcado para logo mais, às 12h (de Brasília).
Confira como foi o TL1:
Se a manhã viu chuva nas imediações do circuito de Monza, isso era apenas vaga lembrança na hora do começo das atividades de pista da Fórmula 1. Céu ensolarado e temperatura na casa dos 25°C, 33°C no asfalto, tornavam o começo do fim de semana do GP da Itália bastante natural.
Bandeira verde na pista, pit-lane aberto e o primeiro a sair foi Nyck de Vries. O piloto holandês, candidato a se tornar titular da Williams para 2023, fazia o primeiro treino livre dele com as cores da Aston Martin na vaga de Sebastian Vettel. Saiu com a grelha para teste aerodinâmico para abrir os trabalhos. Esteban Ocon, Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda logo apareceram também. Bom destacar que, além de De Vries, outro intruso no TL1 era Antonio Giovinazzi na vaga de Mick Schumacher na Haas.
Logo com cinco minutos de treino, a pista já estava cheia. Muita gente começava o dia vendo o que tinha nas mãos com os pneus duros. Já que a Pirelli trouxe a gama intermediária de pneus para o fim de semana, os duros da vez eram os C2 — médios da semana passada. E se você, leitor, acha confuso é porque não viveu os tempos dos superduros e ultramacios.
Havia um problema com Pierre Gasly. O francês, que foi de quase certeza a enorme dúvida na Alpine 2023 num espaço de quatro dias, sequer esteve nos compromissos de imprensa da quinta-feira por se sentir mal. Mesmo assim, foi para a pista e terminou saindo para a área de escape em baixa velocidade. Aviso da AlphaTauri era de que alguma coisa estava errada.
Naqueles primeiros minutos, Fernando Alonso liderava a tabela de tempos, mas ainda com volta altíssima, longe de entregar parâmetro de competitividade. Enquanto isso, a FIA confirmava uma miríade de punições para a corrida: Lewis Hamilton, Max Verstappen, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda todos estavam punidos com algumas ou com todas as posições. Para Hamilton e Tsunoda, seria fim do grid.
Verstappen, de pneus duros, já pintava na dianteira da tabela ao anotar 1min22s853 e via Tsunoda chegar ao segundo lugar usando pneus macios. Após 20 minutos de treino, entretanto, a pista esvaziou bastante. Apenas De Vries aparecia no traçado em dado momento.
Quando voltou, Charles Leclerc, agora lançando mão de certo ritmo mais real, estava de pneus macios. Foi facilmente para o topo da tabela ao anotar 1min22s410. Mais gente, como Alexander Albon, Alonso e Daniel Ricciardo também vestia os macios. Agora era a hora deles.
Com metade do treino, o top-10 já era composto por nove pilotos que deram voltas de pneus macios. Leclerc liderava e tinha Verstappen, Alonso, Albon, Ricciardo, Albon, Tsunoda, Magnussen, Guanyu Zhou, Lance Stroll e Esteban Ocon no top-10. Só o líder do campeonato de pneus duros.
Verstappen também vestiu os pneus macios e contornou os dois primeiros setores da pista com velocidade promissora, mas, quando chegou na curva Parabolica, perdeu tempo atrás de Lando Norris. Ainda reclamou, disse que era “inacreditável” e teve de se contentar com 0s4 atrás de Charles.
A Mercedes resolveu calçar seus dois pilotos de pneus macios com pouco menos de 20 minutos para o fim do treino. Rapidamente, fez efeito. George Russell foi para o terceiro lugar, atrás somente das duas Ferrari, e Hamilton grudou atrás. Verstappen passava a ser o quinto, embora com capacidade para tirar muito mais já tendo ficado clara na volta anterior.
Quem também vinha veloz era Ocon, que separou o fim de semana para utilizar um capacete em homenagem a Michael Schumacher. O francês saltou para frente de Alonso e, assim, era o melhor do resto. E melhor que Pérez, somente o 14º colocado com menos de 15 minutos para o final do treino.
Assim seguia o TL1, uma atividade sem qualquer sobressalto. Sainz andou rápido e entrou no mesmo décimo que Leclerc, mas as voltas lançadas estavam terminando. Nos dez últimos minutos, ninguém tentou tirar tempo. Desta feita, liderança de Leclerc e Sainz em segundo, seguidos pelos dois pilotos da Mercedes. Verstappen apenas em quinto.
Com o cronômetro zerado, a última palavra veio de De Vries. “Obrigado por isso”, disse o campeão da Fórmula E no rádio da Aston Martin. Vettel volta ao carro para o TL2.
F1 2022, GP da Itália, Monza, TL1:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:22.410 | 25 | |
2 | C SAINZ | Ferrari | 1:22.487 | +0.077 | 23 |
3 | G RUSSELL | Mercedes | 1:22.689 | +0.279 | 27 |
4 | L HAMILTON | Mercedes | 1:22.831 | +0.421 | 24 |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:22.840 | +0.430 | 27 |
6 | E OCON | Alpine | 1:23.075 | +0.665 | 28 |
7 | F ALONSO | Alpine | 1:23.099 | +0.689 | 26 |
8 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:23.260 | +0.850 | 26 |
9 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:23.394 | +0.984 | 27 |
10 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:23.511 | +1.101 | 26 |
11 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:23.529 | +1.119 | 24 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:23.570 | +1.160 | 28 |
13 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:23.640 | +1.230 | 27 |
14 | S PÉREZ | Red Bull | 1:23.661 | +1.251 | 21 |
15 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:23.688 | +1.278 | 28 |
16 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:23.856 | +1.446 | 27 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:24.006 | +1.596 | 24 |
18 | A GIOVINAZZI | Haas Ferrari | 1:24.317 | +1.907 | 25 |
19 | N DE VRIES | Aston Martin Mercedes | 1:24.731 | +2.321 | 22 |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:24.941 | +2.531 | 24 |
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