Leclerc diz que SF-24 “cuida melhor dos pneus” e vê “bom sinal” para restante da temporada
Charles Leclerc afirmou que este é o início de ano "mais positivo" desde que ele chegou na Ferrari, em 2019, e elogiou a baixa degradação dos pneus por parte da SF-24
Apesar do resultado ruim conquistado na sessão de classificação para o GP do Japão, quando conseguiu apenas a oitava posição no grid de largada, Charles Leclerc fez uma ótima corrida de recuperação no dia seguinte e cruzou a linha de chegada em quarto, atrás apenas da dupla da Red Bull e Carlos Sainz. O monegasco elogiou o ritmo de corrida da Ferrari e afirmou que a SF-24 desgasta muito menos os pneus do que seus antecessores, o que, de acordo com ele, é um “bom sinal” para o restante da temporada.
Desde que o novo regulamento entrou em vigor na Fórmula 1 e o efeito solo voltou a ser um fator, em 2022, a escuderia de Maranello vem sofrendo para conseguir resolver o principal calcanhar de Aquiles dos últimos bólidos, que é a alta degradação dos pneus. O time de Max Verstappen e Sergio Pérez, por sua vez, há muito tempo já resolveu essa questão e, por isso, vem dominando a categoria nos últimos dois anos. Agora, no entanto, parece que a equipe comandada por Frédéric Vasseur deu passos significativos nessa área, proporcionando aos pilotos melhores condições para brigarem por pódios e vitórias.
“Desde que cheguei na Ferrari, sempre tivemos a tendência de ser muito rápidos na classificação e de sofrer muito com o desgaste dos pneus na corrida”, disse Leclerc em entrevista à emissora neerlandesa Viaplay. O dono do #16, contudo, admitiu que nunca se sentiu tão bem em um carro da equipe como agora.
“É, por enquanto, o início de ano mais positivo que já vi em termos de gestão de pneus”, continuou Charles, que ainda deixou claro que ele e Sainz não mudaram em nada o estilo de pilotagem, mas é apenas “o carro que está mais fácil de guiar”.
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“Não é como se nós, os pilotos, estivéssemos fazendo algo muito diferente do que fazíamos no passado. É apenas o carro que está em uma posição melhor e que cuida melhor dos pneus. Portanto, isso é um bom sinal e é encorajador para o resto da temporada”, comemorou Leclerc.
Falando sobre o resultado da corrida do último domingo (7), quando ocupava a terceira posição até as voltas finais e teve de abrir caminho para o companheiro de equipe, terminando mais uma vez atrás de Carlos na temporada, o piloto de Monte Carlo explicou que ambos estavam com estratégias diferentes e que não havia motivo para segurar o #55, já que a Ferrari não imaginava ter os dois carros tão bem posicionados na pista naquele momento da prova.
“Sinceramente, não acho que esperávamos ter os dois carros ali naquele momento. Estávamos com estratégias diferentes e Carlos estava muito mais rápido com pneus mais novos. Não havia nenhum motivo real para eu lutar com ele”, finalizou Leclerc.
A Fórmula 1 volta a acelerar entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
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