Leclerc admite surpresa com dificuldade em classificação na F1: “Não estou acostumado”

Charles Leclerc está com muita dificuldade para colocar os pneus na janela ideal nas classificações, o que acaba comprometendo a aderência e, consequentemente, o tempo de volta

Conhecido pelo ótimo ritmo em voltas rápidas, Charles Leclerc não escondeu a surpresa com o desempenho fora do comum nas duas últimas classificações realizadas na temporada 2024 da Fórmula 1. O monegasco explicou que vem brigando bastante para colocar os pneus na janela certa.

Na Austrália, Leclerc ficou em quarto e ainda viu o companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, alinhar na primeira fila, ao lado do pole-position Max Verstappen. No Japão, os italianos já esperavam dificuldades por conta das características de Suzuka nada favoráveis à SF-24, porém Charles lutou para avançar ao Q3, ficando apenas em oitavo.

Na corrida, a estratégia aliada ao forte ritmo de corrida da Ferrari levou o #16 a um sólido quarto lugar, porém Leclerc enfatizou que “com piloto, você sempre tem de olhar para o lado negativo do final de semana”.

“Seja na Austrália ou aqui, o ritmo de corrida não tem sido um problema — é o meu ritmo de classificação”, reconheceu aos jornalistas em Suzuka. “Isso é algo com o qual não estou muito acostumado, trabalhar meu ritmo de classificação, pois normalmente ele é bastante bom no sábado”, salientou.

Charles Leclerc sabe que precisa melhorar aos sábados (Foto: AFP)

“No entanto, há duas corridas consecutivas, tenho tido dificuldade para colocar os pneus na janela certa. E este é definitivamente meu foco para Xangai, tentar refinar essa janela e colocar os pneus de forma mais consistente dentro dela. Uma vez feito isso, sei que meu ritmo de classificação vai voltar”, garantiu Leclerc.

Em seguida, o monegasco deu mais detalhes do que tem acontecido especialmente em voltas rápidas. “Como disse, minhas voltas não foram tão ruins. Ontem, a volta que fiz foi realmente muito boa. Mas a aderência do pneu simplesmente não estava lá. E isso foi porque fiz um péssimo trabalho na volta anterior, o que é muito frustrante.”

“Tenho de me concentrar nisso. É muito sutil, pequenas diferenças. No entanto, estou confiante se analisarmos bem os dados — temos uma semana antes de Xangai, e sempre melhoro muito rápido quando me concentro em algo, então não estou muito preocupado. Mas preciso dar este passo adiante em Xangai”, concluiu Leclerc.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.