Leclerc vê “trabalho a ser feito”, mas torce por “volta especial” em classificação no Japão

Charles Leclerc minimizou a performance em ritmo de corrida durante o TL1 e disse que torce por pista seca no sábado para a Ferrari "experimentar o que faltou" no Japão

Elogios à parte de Helmut Marko, Charles Leclerc deixou a sexta-feira (5) de treinos livres dizendo que a Ferrari ainda tem “muito o que aprender e entender” no fim de semana em Suzuka, que recebe o GP do Japão neste final de semana. O monegasco acrescentou ainda que torce para não chover para ter chances de buscar uma “volta especial” contra Max Verstappen.

Leclerc ficou em sexto no TL1 e andou bastante em ritmo de corrida, porém explicou que as condições da pista estavam longe das ideais, muito suja e com pouca aderência. A expectativa, portanto, era trabalhar mais no acerto do carro na segunda sessão, mas a chuva atrapalhou os planos da Ferrari.

“Não aprendemos o suficiente hoje, ainda há muito para entender e aprender”, começou o piloto à imprensa. No TL2, Charles registrou volta apenas no fim, mas conseguiu fechar em terceiro.

“Temos ainda várias coisas para experimentar, mas ficamos em terceiro à tarde, e espero que não chova amanhã, então teremos a oportunidade de experimentar o que queremos fazer em uma pista talvez em condições diferentes das que encontramos hoje”, salientou.

Charles Leclerc andou bastante em simulação de corrida (Foto: Ferrari)

“Não rodamos muito no TL1, a pista estava suja, escorregadia e com pouca borracha, por isso não aprendemos tanto com os pneus duros nessas condições. Por isso rodamos muito pouco, embora ainda tenhamos vários pontos de interrogação que precisam ser respondidos e corrigidos antes da classificação”, continuou Leclerc.

Para a classificação, o #16 disse que espera a Red Bull ainda forte, sobretudo com Verstappen, porém garantiu que vai buscar a chance de bater o neerlandês — o que aconteceu em vários momentos da temporada passada em disputas pela pole.

“Farei o meu melhor para aproveitar a situação e talvez surpreender os outros na classificação. Este é o objetivo, sem dúvida. O importante é ter certeza de que estamos melhor preparados para amanhã, acho que por enquanto nos falta um pouco de ritmo para lutar pela pole-position, pois os Red Bull sempre parecem fortes, especialmente Max. Resumindo, ainda há algum trabalho a fazer, mas espero ser um dos pilotos capazes de fazer uma volta especial na classificação”, finalizou Leclerc.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o treino livre 3 está marcado para as 23h30 (de Brasília GMT-3). No sábado, a classificação acontece às 3h. No domingo, a largada está marcada para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.