CEO da McLaren defende pilotos em polêmica dos palavrões: “Irreal controlar no carro”
Zak Brown. da McLaren, acredita que palavrões são inapropriados em coletivas de imprensa, mas defendeu que pilotos não vão conseguir controlar emoções vestindo um capacete. FIA endureceu regras após punir Max Verstappen em 2024
CEO da McLaren, Zak Brown abordou a polêmica dos palavrões da Fórmula 1. A situação ficou em evidência no GP de Singapura passado, quando o tetracampeão Max Verstappen acabou punido pela FIA e precisou cumprir serviço comunitário ao utilizar uma palavra de baixo calão durante uma coletiva de imprensa.
Para 2025, a Federação endureceu as regras no código esportivo internacional, com multas e até a possibilidade de dedução de pontos. Em participação no podcast ‘James Allen on F1’, Zak concordou que o uso em atividades da FIA é inapropriado.
“Sobre os palavrões, eu concordo em algumas circunstâncias. Em uma coletiva de imprensa, onde todos estão tranquilos e não há emoções envolvidas, não há motivo para xingar. Você não vê o Michael Jordan na NBA — e sei que estou sendo datado porque ele não joga faz tempo —, mas você não vê atletas e técnicos falando em coletivas. É inapropriado e devemos dar um bom exemplo”, declarou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Presidente da FIA diz que pilotos da F1 “não são crianças” e reitera veto a palavrão

Porém, o CEO concordou que não há como controlar as emoções dos pilotos quando estão dentro do carro. O executivo sugeriu que a Fórmula 1 deveria controlar melhor a exibição de rádios dentro das transmissões.
“Acho que quando você veste o capacete, está no calor da batalha. Imagina em um campo de futebol ou beisebol. Tem muita coisa que não ouvimos porque eles não tem microfone. Temos o poder de atrasar ou deletar na transmissão. Você pode controlar se isso vai para a TV ou não. Se for inapropriado, não transmita. Acho que mostrar a emoção, paixão e intensidade é bom. Mas temos o poder de mostrar ou não na TV. É assim que se resolve. É irreal falar que não pode dizer palavrões quando está de capacete”, completou.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

