CEO da McLaren endossa cobrança e promete questionar F1 sobre jogo entre RB e Red Bull
CEO da McLaren, Zak Brown afirmou que o provável jogo de equipe entre RB e Red Bull no GP de Singapura "não será o último" na Fórmula 1, portanto vai retornar ao assunto sobre escuderias que possuem o mesmo dono
CEO da McLaren, Zak Brown endossou o coro de indignação depois de Daniel Ricciardo roubar a volta mais rápida de Lando Norris no GP de Singapura mesmo estando fora do top-10, o que não daria ao australiano nenhum ponto. O empresário lembrou que já havia questionado a Fórmula 1 sobre equipes diferentes terem o mesmo dono e prometeu voltar ao assunto, pois considera que a cena vista no domingo (22) “não foi a primeira e não será a última”.
Norris, que dominou a corrida em Singapura de ponta a ponta, tinha a volta mais rápida a três voltas do fim, quando a RB deu a ordem para Ricciardo entrar nos boxes para calçar os pneus macios. Com o carro bem mais leve, foi fácil para o veterano tirar o tento extra do piloto da McLaren.
Ao fim da prova, Max Verstappen chegou a dizer “obrigado, Daniel” pelo rádio ao ouvir de Christian Horner que Ricciardo havia feito o melhor giro. E a mudança foi providencial para dar ao líder do campeonato a vantagem de não precisar mais vencer até o fim do ano para chegar ao quarto título. Por causa desse ponto, Norris não depende mais de si para ser campeão.
“Essa é uma bela questão esportiva entre equipe A e B que não achava que fosse permitida”, começou Brown à imprensa. “Mas não foi a primeira vez que vimos isso, provavelmente não será a última”, acrescentou.
Em seguida, o norte-americano afirmou que “certamente fará algumas perguntas” sobre o acontecimento. “É algo sobre o qual já falei no passado e acredito que ilustra como acontece, pois acho que não poderiam ter feito aquele pit-stop por isso”, enfatizou Brown.
“Isso não vai dar a ninguém um ponto de vista, então acho que ilustra a questão em torno desse tópico”, encerrou.
Chefe da McLaren, Andrea Stella afirmou após a corrida que o provável jogo de equipe entre equipes irmãs “precisa ser abordado, definitivamente”, mas evitou acusações diretas por falta de provas. “Em nenhum momento tenho elementos para dizer que a RB fez a volta mais rápida para ajudar a Red Bull. Só acho isso um pouco… como posso dizer… peculiar. Não esperava.”
Verstappen terminou em segundo e chegou a 331. A vantagem para Norris, que soma 279, caiu para 52 pontos, com mais 180 em jogo até Abu Dhabi, etapa de encerramento do campeonato.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris brilha e faz o que tem de fazer, mas é preciso mexer com Verstappen na Fórmula 1