Leclerc acha muro, mas repete liderança no TL2 em dia tenso da F1 na Arábia Saudita
O GP da Arábia Saudita começou sob o clima tenso de um ataque a míssil perto da pista. Mas o TL2 aconteceu assim mesmo em Jedá e terminou com a liderança de Charles Leclerc
Nem mesmo um ataque a míssil nas imediações do circuito de rua de Jedá, numa refinaria de petróleo da gigante saudita Aramco, a Fórmula 1 resolveu seguir esta sexta-feira (25) e terminar o dia com o segundo treino livre na noite do país. O clima de tensão era evidente, mas o mundo da Fórmula 1 resolveu que podia seguir adiante. O líder, no fim das contas, foi Charles Leclerc.
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A verdade é que o treino foi realizado enquanto as informações sobre as questões de segurança das imediações da F1 se empilhavam. Inicialmente, Stefano Domenicali, diretor-executivo da F1, dizia que se sentia seguro. Mais tarde, Mundial e promotores da corrida disseram que estavam em contato com as autoridades e seguiriam o fim de semana conforme planejado.
Na pista, a Ferrari ponteou novamente com Charles Leclerc. O ferrarista de novo usou pneus macios enquanto Max Verstappen olhou para os pneus médios e capitalizou. Mesmo com uma triscada no muro que encerrou o treino para ele antes da hora, o monegasco fechou o dia na ponteira das duas sessões.
Atrás de Leclerc, Verstappen, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Lewis Hamilton, George Russell, Lando Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda fecharam o top-10.
No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 11h (horário de Brasília). A classificação começa às 14h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Arábia Saudita AO VIVO e EM TEMPO REAL.
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Confira como foi o TL2:
Após a explosão na refinaria de petróleo, localizada a pouco mais de 10 km de distância da pista de rua de Jedá, durante o primeiro treino livre da Fórmula 1 e com o fato do grupo rebelde iemenita Houthis ter assumido a autoria de um ataque a míssil, os pilotos do grid se reuniram para conversar sobre a sequência do dia de treinos livres na Arábia Saudita. A situação fez com que o treino fosse atrasado em 15 minutos, mas foram para a pista assim mesmo.
Pista menos quente que no treino inicial faz muita gente sair correndo. O segundo treino livre é no mesmo horário que a classificação no sábado e a corrida do domingo e, portanto, oferece uma régua mais clara das condições. Com todo mundo na pista em cinco minutos, Charles Leclerc já cravava volta parecida àquela que liderou o TL1.
Enquanto isso, a imagem da TV mostrava como o porpoising aparecia no carro de Lewis Hamilton: os quiques eram notórios. O heptacampeão chegava a pedir o assento reserva no carro, porque o atual estava baixo demais para um carro que não parava de pular. Carlos Sainz também ia até o rádio da Ferrari para relatar que o carro sofria muitos solavancos na pista saudita.
Depois do uso de pneus duros e macios no TL1, a maior parte do pelotão aparecia na pista com pneus médios no começo da atividade. Após a primeira rodada de voltas rápidas, Leclerc e Sainz ocupavam as duas primeiras posições, mas Max Verstappen veio para a ponta na tentativa posterior. Após 20 minutos de treino, liderava com vantagem de 0s002.
Depois de um começo intenso, com muita gente na pista, o movimento diminuiu bastante. No momento em que Verstappen fez a volta que o colocou na frente, somente quatro carros estavam na pista: Verstappen, Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Lance Stroll.
Enquanto isso, o diretor-executivo Stefano Domenicali e o diretor-esportivo Ross Brawn apareciam para dar uma satisfação da F1 com relação à situação em Jedá. “Nós nos sentimos seguros”, garantiu o italiano. Bola que rola, então.
George Russell, discreto no dia até agora, resolveu ir para a pista de pneus macios e conseguiu somente o oitavo tempo – Stroll foi mais rápido. O tempo do inglês era 1s194 mais lento que o de Verstappen com pneus médios. A sensação geral até o momento era de que os carros se comportavam melhor de pneus C3 – os macios da semana passada e médios desta semana – que de pneus C4 – os macios em Jedá.
A Mercedes ainda quase teve de lidar com um contato na pista entre Hamilton e Alexander Albon, que evitou por muito pouco a colisão. Hamilton e Albon contam com um histórico de acidentes entre eles, é bom lembrar.
Na virada da meia hora inicial para a final do treino, os pneus macios foram começar a aparecer. Lando Norris andou melhor que os outros pilotos de motor Mercedes inicialmente, enquanto Leclerc pulou para a ponta – Verstappen seguia sem anotar volta rápida com os macios. Sainz ainda chegou a triscar no muro na tentativa de bater o companheiro.
Conforme os tempos iam mudando, algo do TL1 se repetiu: problemas no paraíso. Kevin Magnussen teve uma falha do motor e perdeu a potência no meio da pista. O carro apagou, mostrando a possibilidade de um problema elétrico, após a dificuldade hidráulica que o manteve fora da pista por quase todo o TL1. Que dia! Safety-car virtual na pista.
Com cerca de dez minutos para o fim do treino, a informação que vinha da Sky Alemanha, emissora de TV, era de que haveria uma nova reunião depois do TL2 para debater a situação tensa do local.
Na pista, enquanto isso, a coisa esfriava. A Red Bull fazia simulação de corrida com pneus médios e pouca gente surgia com capacidade para melhorar volta. A Ferrari abandonava o TL2 com os dois pilotos, porque, assim como Sainz um pouco antes, Leclerc também triscara o muro e preferiu parar.
Desta feita, a dianteira ficou mesmo com Leclerc. Verstappen, Sainz, Pérez vieram na sequência e com as duas Mercedes na cola: Hamilton e Russell. Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Yuki Tsunoda encerraram o top-10.
F1 2022, GP da Arábia Saudita, Jedá, TL2:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:30.074 | 15 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:30.214 | +0.140 | 22 |
3 | C SAINZ | Ferrari | 1:30.320 | +0.246 | 12 |
4 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:30.360 | +0.286 | 24 |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:30.513 | +0.439 | 24 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:30.664 | +0.590 | 29 |
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:30.735 | +0.661 | 26 |
8 | E OCON | Alpine | 1:30.760 | +0.686 | 26 |
9 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:30.832 | +0.758 | 14 |
10 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:30.886 | +0.812 | 26 |
11 | F ALONSO | Alpine | 1:30.944 | +0.870 | 27 |
12 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:30.963 | +0.889 | 29 |
13 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:31.169 | +1.095 | 27 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:31.372 | +1.298 | 28 |
15 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:31.527 | +1.453 | 23 |
16 | N HÜLKENBERG | Aston Martin Mercedes | 1:31.615 | +1.541 | 30 |
17 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:31.615 | +1.541 | 27 |
18 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:31.814 | +1.740 | 26 |
19 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:31.866 | +1.792 | 28 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:32.344 | +2.270 | 13 |