Leclerc assume “culpa parcial” por falta de ritmo da Ferrari no GP de São Paulo

Charles Leclerc reclamou da configuração da SF-24 e admitiu que a estratégia adotada pela Ferrari em Interlagos não colaborou na busca por um bom resultado

Charles Leclerc chegou a ensaiar o mesmo discurso de Carlos Sainz e também reclamou da SF-24 “difícil de guiar” em Interlagos, mas evitou culpar unicamente a Ferrari pelas escolhas feitas em relação ao acerto do carro. Após o quinto lugar no GP de São Paulo, 21ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, realizado neste domingo (3), o monegasco disse que continua confiante na possibilidade de superar a McLaren nas corridas que ainda restam e, desta forma, conquistar o título do Mundial de Construtores.

Em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO logo após a prova no circuito brasileiro, o piloto de 27 anos foi questionado sobre como estava o comportamento do bólido vermelho com os pneus intermediários e de chuva extrema, utilizados tanto na classificação quanto na corrida. Leclerc admitiu que a sensação não era das melhores, no entanto, isentou parcialmente o time de Maranello e assumiu a responsabilidade pelas configurações adotadas.

“Acho que sou parcialmente culpado porque, obviamente, decidimos as configurações junto com a equipe e hoje eu queria ir nessa direção. No entanto, foi a errada e acabamos não tendo ritmo. Na classificação, acho que não fomos tão ruins com os pneus novos e pouco combustível, mas não estávamos em lugar nenhum na corrida. Mais do que isso, estava extremamente difícil de pilotar e não cometer erros”, começou.

“A única coisa com a qual poderíamos ficar um pouco satisfeitos é o fato de termos ficado na frente das duas McLaren e perder apenas 4 pontos no Mundial de Construtores. Conseguimos limitar bem os danos em um fim de semana em que eles pareciam estar fortes. Então, sim, agora precisamos nos reorganizar para as últimas três corridas desta temporada”, afirmou.

Charles Leclerc evitou criticar Ferrari por configuração da SF-24 em São Paulo (Foto: Ferrari)

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Na sequência, ao ser perguntado sobre a estratégia adotada pela Ferrari, que o chamou aos boxes na volta 25 e fez dele o primeiro piloto a realizar a troca de pneus na prova, Leclerc teve uma postura diferente e jogou toda a decisão pela escolha no colo do time comandado por Frédéric Vasseur — ainda que tenha evitado condená-lo por isso.

“Foi um erro. É preciso dizer também que em uma corrida como essa é muito difícil não cometer erros em termos de estratégia porque há muitas decisões que precisam ser tomadas. Se analisarmos bem, acho que apenas os três primeiros não cometeram erros hoje”, lembrou.

“Eu queria ar limpo, então pedi à equipe para encontrar um pouco de ar limpo. Então eles me chamaram aos boxes naquela volta, mas, infelizmente, o tempo de entrada e saída dos boxes com a pista molhada foi muito maior do que pensávamos e acabei no meio do tráfego com Ollie [Oliver Bearman] e Lewis [Hamilton]. A partir daquele momento, sabia que seria difícil, e com o safety-car, perdemos umas três ou quatro posições”, finalizou Leclerc.

Fórmula 1 agora tem duas semanas de descanso e volta apenas no fim de semana dos dias 22 a 24 de novembro, na segunda edição do GP de Las Vegas.

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