Leclerc avança duas casas rumo à pole e lidera TL3 do GP de Mônaco. Verstappen é 2º
Max Verstappen teve de se esfregar nos guard-rails, mas ainda não foi suficiente para bater Charles Leclerc, soberano no TL3 do GP de Mônaco
No jogo de tabuleiro rumo à pole-position do GP de Mônaco da Fórmula 1 2024, Charles Leclerc avançou duas casas ao liderar com muita propriedade o TL3 deste sábado (25). O monegasco sobrou na familiar pista e fez a melhor volta em 1min11s369, ficando à frente de Max Verstappen.
Foi mais uma sessão em que Leclerc ditou o ritmo, obrigando os rivais a terem de ser mágicos para ao menos pegarem algum melhor setor do circuito de rua de Monte Carlo. Max, por exemplo, precisou se esfregar nos guard-rails para colocar o carro da Red Bull a 0s197 da SF-24.
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Lewis Hamilton ficou na terceira colocação, em mais uma sólida performance da Mercedes, superando a McLaren de Oscar Piastri, o quarto colocado. Sergio Pérez arrancou um quinto lugar com o cronômetro zerado, com George Russell, Carlos Sainz, Lando Norris, Yuki Tsunoda e Fernando Alonso fechando o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Mônaco de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação e corrida. No sábado (25), a classificação está marcada para as 11h (de Brasília, GMT-3). Por fim, a largada será às 10h do domingo.
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Confira como foi o TL3 da F1 em Monte Carlo:
Após uma sexta-feira que trouxe Ferrari, sobretudo com Leclerc, muito rápida em ritmo de classificação e Red Bull novamente tentando se encontrar, a expectativa era de que a última sessão livre apresentasse respostas mais diretas quanto às reais chances de cada uma para a classificação de logo mais. Além disso, McLaren também confirmou a força vista nas últimas etapas, e até Mercedes e Aston Martin — com Fernando Alonso — mostraram ritmos sólidos, tornando o sábado ainda mais interessante.
Com 21°C de temperatura ambiente, asfalto em 45°C e umidade relativa do ar em 59%, poucos se arriscaram no traçado de rua de Monte Carlo nos primeiros dez minutos. Na tabela, apenas Hamilton e Kevin Magnussen surgiam com tempos rápidos registrados, com o heptacampeão estabelecendo a primeira marca a ser batida, em 1min14s104, já de macios.
Pouco a pouco, os pilotos começaram a sair, mas a bandeira vermelha logo apareceu após Valtteri Bottas bater e quebrar a suspensão dianteira direita. O finlandês até tentou manobrar, mas ficou atravessado na Rascasse.
Pista novamente liberada, e Russell assumiu a liderança, 0s116 mais rápido que o colega de Mercedes. A marca, contudo, foi superada por Nico Hülkenberg, com 1min13s562. Verstappen, em sua primeira tentativa, até pegou o setor 1, mas perdeu tempo no segundo trecho e fechou o giro apenas em quinto.
Enquanto Hamilton passava reto na Sainte-Dévote, jogando no lixo um jogo de pneus, a tabela de tempos era preenchida, agora com Piastri na liderança, seguido por Leclerc, Magnussen, Sainz, Russell, Hülkenberg, Alexander Albon, Tsunoda, Norris e Pierre Gasly no top-10. O trânsito, aliás, já era intenso, tanto que Verstappen não conteve o “meu Deus…” pelo rádio.
Mas o neerlandês achou um bom giro e pulou para segundo. Imediatamente, Leclerc retomou a ponta, mesmo com a perda de tempo no segundo setor de Monte Carlo. Na pista, os únicos de pneus médios eram os Aston Martin, enquanto os demais colocavam os macios para jogo.
Com menos de 30 minutos para o fim, Verstappen pintou o setor 1 de roxo e voltou a ocupar a segunda colocação, desbancando um ousado Tsunoda — mais uma vez em ritmo forte com a RB e aparecendo com um fator para complicar a vida dos favoritos. Leclerc, então, melhorou ainda mais nos trechos 2 e 3 e virou 1min12s092, abrindo 0s4 para Max.
Mais uma tentativa para o #1 da Red Bull, e a história se repetiu: melhor setor 1, mas o sinuoso trecho era ainda onde o RB20 perdia para o carro vermelho. Mesmo melhorando a própria marca, o tricampeão ainda viu Sainz se colocar à sua frente, assegurando a dobradinha momentânea da Ferrari.
No comparativo, a perda de Verstappen para Leclerc era de quase 0s3 na segunda seção. Tsunoda, em quarto, Piastri, Norris, Albon, Magnussen, Hamilton e Gasly vinham na sequência do top-10.
Com 20 minutos para o fim, após parada tradicional para troca de pneus e ajustes, Russell melhorou bastante e colocou o W15 em segundo, a 0s2 de Leclerc. A vantagem do monegasco ainda era toda no setor 2, porém Alonso, em sequência, pintou o trecho intermediário de roxo. A performance foi boa o bastante para ser a Aston Martin a segunda colocada agora, apenas 0s110 de Charles.
Faltando 15 minutos, foi a vez de Sainz acertar um belíssimo trecho final e ficar a míseros 0s002 da marca do companheiro. Só que Leclerc estava, de fato, muito à vontade no quintal de casa, voando nos dois primeiros setores e fechando novo giro em 1min11s339 — 0s6 melhor que Carlos.
Até então, apenas Ferrari dominava em Monte Carlo, com Charles dono dos setores 1 e 2 e Sainz levando a melhor no último trecho. Verstappen, então, iniciou a caçada, melhorando gradativamente a performance no primeiro trecho até, enfim, pintá-lo de roxo. Na tentativa final, chegou a ser mais de 0s1 mais rápido que Leclerc, só que a perda ainda era considerável no miolo. “Se continuar assim, vou acabar abraçando o guard-rail”, brincou Max pelo rádio.
E só assim mesmo para pular para a segunda colocação, agora bem perto de Leclerc. Só que seria preciso mais para tirar das mãos do monegasco uma pole cada vez mais certa.
F1 2024, Mônaco, TL3, Resultado Final:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:11.369 | |
2 | M VERSTAPPEN | Red Bull | 1:11.566 | +0.197 |
3 | L HAMILTON | Mercedes | 1:11.710 | +0.341 |
4 | O PIASTRI | McLaren | 1:11.901 | +0.532 |
5 | S PÉREZ | Red Bull | 1:11.923 | +0.554 |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:11.968 | +0.559 |
7 | C SAINZ | Ferrari | 1:11.979 | +0.610 |
8 | L NORRIS | McLaren | 1:11.988 | +0.619 |
9 | Y TSUNODA | RB | 1:11.991 | +0.622 |
10 | F ALONSO | Aston Martin | 1:12.087 | +0.718 |
11 | P GASLY | Alpine | 1:12.144 | +0.775 |
12 | A ALBON | Williams | 1:12.180 | +0.811 |
13 | N HÜLKENBERG | Haas | 1:12.192 | +0.823 |
14 | K MAGNUSSEN | Haas | 1:12.216 | +0.847 |
15 | L STROLL | Aston Martin | 1:12.331 | +0.962 |
16 | E OCON | Alpine | 1:12.472 | +1.103 |
17 | L SARGEANT | Williams | 1:12.703 | +1.334 |
18 | D RICCIARDO | RB | 1:12.829 | +1.460 |
19 | G ZHOU | Sauber | 1:13.830 | +2.461 |
20 | V BOTTAS | Sauber | – | – |