Leclerc controla expectativas após liderar teste da F1: “Não significa que vamos vencer”
Charles Leclerc elogiou as primeiras sensações na pilotagem da SF-24, mas disse que a liderança da Ferrari nos dois últimos dias de testes não significa que a equipe vai voltar a vencer com frequência na temporada 2024 da Fórmula 1
Líder do último dia de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, Charles Leclerc preferiu controlar as expectativas após ver a Ferrari fechar dois dias seguidos na ponta e disse que “isso não significa que a equipe vai vencer várias vezes”. Segundo o monegasco, o carro deu boas respostas e trouxe sensações que já eram esperadas desde as primeiras experiências no simulador, mas ainda está consideravelmente atrás da Red Bull.
“Desde a primeira volta no simulador, senti que era um carro mais fácil de pilotar em momentos de mais vento. As coisas foram parecidas na pista: desde as primeiras voltas, o sentimento foi bom. Conseguimos ser consistentes logo de cara, e isso vai ajudar nas corridas”, explicou Leclerc.
“No entanto, pilotagem e competitividade são duas coisas muito diferentes. Sofremos para ser consistentes no ano passado, porque o carro se tornava difícil quando tinha mais vento. Mas isso não significa que vamos vencer várias vezes, principalmente na classificação. E não significa nada em comparação à Red Bull”, admitiu.
No ano passado, a principal fraqueza da Ferrari era controlar o desgaste dos pneus, o que inviabilizava que a equipe brigasse pelas vitórias com a Red Bull. Leclerc garantiu que esse problema deve afetar menos a equipe este ano, e os dados coletados na pista ficaram de acordo com o que o time esperava no desenvolvimento da SF-24.

“Então, ainda temos trabalho a fazer e vamos ver o quão competitivos realmente somos na próxima semana. Mas estou confiante de que demos um passo à frente em termos de gerenciamento de pneus, porque quando eles estão gastos, as fraquezas do carro são mais aparentes. Você sente mais. Com esse carro, isso deve ser melhor”, prosseguiu.
“Nós completamos nossa programação, não tivemos problemas. Acho que a primeira coisa boa é que não tivemos surpresas. Tudo que esperávamos desse carro, vimos na pista. É algo bom, porque nos ajuda a desenvolver o carro no simulador. Tudo parece fazer sentido”, explicou.
No entanto, Charles admitiu que é difícil de entender o nível real de competitividade do carro depois de apenas três dias de testes. O monegasco vê a Red Bull ainda “bem à frente”, mas se animou com as primeiras experiências da SF-24 e disse que a Ferrari entende bem melhor a direção de desenvolvimento a seguir com o monoposto deste ano.

“Mas é difícil de entender o quão competitivos seremos agora. Minha primeira sensação é de que a Red Bull ainda está bem à frente, mas temos uma base muito mais forte do que no ano passado. Lembro que, em 2023, terminei os testes com muita dificuldade de entender em qual direção desenvolver o carro, porque ele era muito inconstante. Era difícil entender onde estavam as principais fraquezas”, ressaltou.
“Esse ano, a história é diferente. Sabemos exatamente onde precisamos melhorar, quais são as fraquezas, e isso nos dá mais esperança no desenvolvimento do carro. Os testes do ano passado provavelmente foram os piores que já fiz na minha carreira. Esse ano, foi muito melhor”, finalizou.
A Fórmula 1 abre a temporada 2024 no próximo fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade.
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