Leclerc diz que desclassificação nos EUA “foi surpresa completa” após treino livre normal

Charles Leclerc explicou que a Ferrari saiu da sexta-feira em Austin confiante de que "ainda havia muita margem" quanto ao desgaste da prancha do assoalho, portanto a equipe precisa analisar a situação mais detalhadamente para entender o que o levou à desclassificação

A desclassificação no GP dos Estados Unidos deixou Charles Leclerc bastante surpreso, como o próprio admitiu durante a coletiva de imprensa realizada com os pilotos na quinta-feira (26), na Cidade do México. Mas o monegasco enfatizou também que as regras devem ser respeitadas, por mais que a Ferrari tenha deixado a sexta-feira com a sensação completamente diferente quanto ao desgaste do assoalho.

Leclerc e Hamilton foram excluídos da corrida em Austin após terem os carros reprovados na inspeção técnica realizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A prancha do assoalho estava fora da medida padrão, que ainda considera uma margem natural de desgaste por causa do contato da peça com o solo. Só que as ondulações do Circuito das Américas acabaram contribuindo para a deterioração da prancha, por mais que a Ferrari tenha saído do primeiro dia do final de semana com outra impressão.

“Sinceramente, foi uma surpresa completa, pois, na sexta-feira, quando trocamos o carro, não havia desgaste, então não estávamos tocando [com o assoalho] em lugar nenhum”, começou Charles. “E aí você vai para a corrida, e as coisas não mudaram, lógico, mas estávamos irregulares”, acrescentou, sem, no entanto, reclamar do trabalho feito pela equipe técnica da entidade.

“Regras são regras e precisam ser respeitadas, então não é desculpa dizer que estávamos bem na sexta-feira. Temos de analisar a situação para tentar antecipar melhor qual será o desgaste”, salientou, frisando ainda que a sprint de sábado deixou a equipe de Maranello ainda mais confiante de que não haveria problemas com o assoalho. No trabalho realizado ao longo da noite, foi possível notar em quais trechos do asfalto a SF-23 encostava no solo, considerando, portanto que “ainda havia muita margem”.

Charles Leclerc parou apenas uma vez no GP dos Estados Unidos (Foto: Ferrari)

“E então terminamos o domingo e tivemos uma grande surpresa, portanto ainda estamos analisando onde exatamente usamos a prancha além do programado”, completou Leclerc.

Por fim, sobre o desempenho geral da Ferrari em Austin, Leclerc classificou os resultados alcançados como “um pequeno passo na direção certa”, mas entende que será preciso esperar 2024 para progressos maiores.

“Estamos falando de coisas maiores”, explicou. “Realmente me sinto mais à vontade com o carro. Mas é ainda mais difícil aceitar que sempre que tenho um fim de semana muito bom nos EUA, saio dele sem nenhum ponto. O lado bom é que temos a prova de que estou mais confortável nas últimas corridas, então seguir nessa direção só vai me ajudar a me sentir melhor”, concluiu.

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