Leclerc dispara e lidera TL2 do GP da Austrália em dia de sofrimento dos assoalhos

Charles Leclerc voou e liderou com sobras o segundo treino livre do GP da Austrália. Mas nem mesmo o monegasco se livrou de causar sofrimento aos assoalhos, algo praticamente epidêmico ao longo do dia

O segundo treino livre do GP da Austrália de Fórmula 1, realizado durante a madrugada brasileira desta sexta-feira (22), mostrou a força com que a Ferrari chega para o sábado da classificação. Charles Leclerc voou na pista, sobrou na tabela de tempos e mostrou que está na briga. Mas nem ele conseguiu evitar de fazer algo que foi absolutamente epidêmico durante os treinos do dia: machucar o assoalho.

No que diz respeito aos tempos, Leclerc liderou por mais de metade da atividade e fez a volta cair algumas vezes. No fim das contas, chegou a 1min17s277 e colocou 0s381 de vantagem para o segundo mais veloz, justamente Max Verstappen. Demonstração do que a Ferrari tem condições de fazer, sobretudo na classificação.

Chama a atenção, porém, a quantidade de saídas de pista ao longo dos dois treinos. Até Leclerc passou como cortador de grama na parte final do TL2. No TL1, Alexander Albon bateu; Fernando Alonso e Verstappen precisaram trocar assoalho, algo que Hamilton talvez precise também fazer; Valtteri Bottas e Logan Sargeant rodaram. E isso sem falar em todos os outros que desfilaram na grama ou na brita em algum momento.

De qualquer maneira, a terceira colocação ficou com Carlos Sainz, que agora define se vai adiante com os trabalhos do fim de semana ou se entrega o carro de volta a Oliver Bearman. Lance Stroll, Fernando Alonso, George Russell, Oscar Piastri, Sergio Pérez, Lando Norris e Yuki Tsunoda finalizaram o top-10.

Charles Leclerc favorito para a pole? (Foto: AFP)

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.

Confira como foi o TL2 do GP da Austrália:

O relógio apontava 16h locais em Melbourne (2h de Brasília, GMT-3) quando os carros alinharam para tomar a pista e começar o segundo treino livre do GP da Austrália. A temperatura do Albert Park era 20°C e o asfalto chegava a 37°C para a última sessão do dia.

O treino começava com conhecimento geral de que apenas 19 pilotos apareceriam na pista. Por conta do forte acidente do TL1, Alexander Albon já havia sido descartado pela Williams e estava fora.

Oscar Piastri, piloto da casa (Foto: AFP)

Na realidade, as dúvidas foram postas sobre a participação de Albon no restante do fim de semana, uma vez que a equipe inglesa não levou um chassi extra a Melbourne. Há dúvidas sérias sobre se será possível recuperar o carro para o sábado, isso sem contar em danos também no motor e na caixa de câmbio.

Além de Albon, Fernando Alonso e Max Verstappen precisaram trocar os assoalhos dos carros após pancadas no chão durante o TL1. Os assoalhos sofriam no começo do fim de semana australiano.

De qualquer maneira, os trabalhos do TL2 começaram com um monte de carros tomando a pista imediatamente. Todos usavam os pneus médios. É a primeira vez na temporada que a Pirelli enviou a gama mais macia de pneus: C3 como duros, C4 valendo como médios e os estreantes C5 como macios.

Os minutos iniciais mostravam muitos testes, mas nada muito representativo na pista. Era o começo da compreensão sobre ritmo de corrida. Quem saltou na frente foi a Aston Martin, com Fernando Alonso em primeiro e Lance Stroll logo atrás. O barato foi cortado rapidamente, porém, porque Charles Leclerc voou com 1min17s936 e a melhor volta do dia.

Lance Stroll chegou a liderar parte do TL2 (Foto: AFP)

Após o acidente de Albon no treino inicial, Logan Sargeant tocou a brita e rodou violentamente no trecho final da pista. Por sorte, evitou outros carros e o muro, mas voltou aos boxes e foi recolhido à garagem para averiguações. Pierre Gasly foi mais um a sambar um tanto e passar bastante perto do muro. Ninguém trabalhava mais que os muros do Albert Park.

Com 20 minutos de atividade, a Aston Martin colocou pneus macios nos dois pilotos para algumas simulações de classificação. Stroll errou na primeira tentativa e passou fora da pista, enquanto Alonso saltou ao primeiro posto. Em seguida, porém, Stroll acertou e virou 1min17s822 para pontear.

Dedos apontados! George Russell sentiu que Carlos Sainz estava lento demais numa curva cega e reclamou no rádio. E Verstappen? O líder do campeonato só então ia à pista, finalmente, após 25 minutos de silêncio.

Com metade do treino, Stroll e Alonso ainda ocupavam os dois primeiros postos, seguidos por Leclerc, Oscar Piastri, Sergio Pérez, Lando Norris, Sainz, Guanyu Zhou, Sargeant e Valtteri Bottas.

Russell viajou pelo gramado do Albert Park (Foto: Reprodução/F1 TV)

A Mercedes, ainda usando pneus macios, via mais uma aventura de Russell pela parte de fora do traçado, singrando o gramado. Verstappen, com pouca quilometragem alcançada, estava irritado por chegar na chicane e encontrar um lento Zhou pela frente.

Bem como no TL1, Hamilton foi para fora da pista na curva dez. Que dificuldade dos pilotos mercedistas em contar a traseira do W15… Enquanto isso, sem maiores problemas, as Ferrari se distanciavam. De pneus macios, Leclerc ia para 1min17s277 e sobrava na frente, enquanto Sainz pulava para a segunda colocação. As duas Aston Martin apareciam em seguida.

Com menos de 20 minutos pela frente, a Red Bull calçou pneus macios em Verstappen e mandou o tricampeão para a pista. Já a Mercedes tinha de resolver um dano no assoalho de Hamilton. E lá se ia mais um assoalho na sexta-feira. Que verdadeira epidemia.

Vestido de pneus mais aderentes, Verstappen empatou com a volta de Sainz na tentativa inicial. Tentou mais um giro e melhorou, partindo para a segunda colocação. Ainda era 0s381 mais lento que Leclerc, porém. Lá atrás, bem como Russell, Sargeant também passou por fora da pista na curva um.

Logan Sargeant foi outro que não teve vida fácil no TL2 (Foto: Williams)

Havia espaço para a organização do GP da Austrália se vangloriar: de acordo com contagem oficial, mais de 124 mil pessoas estiveram no público do Albert Park em algum momento dos treinos. É um número que configura o maior público em dias de treinos livres na história.

Para os dez minutos derradeiros, apenas pneus médios em ação na pista e simulação de corrida para todos os lados. Mesmo assim, o líder Lecerc foi mais um a cortar a grama da curva um ao sair em alta velocidade e nem tentar contornar. Stroll ainda passaria por fora no setor final do traçado.

Para encerrar, preocupação de Hamilton. Ao perguntar e descobrir qual era o ritmo de Leclerc, respondeu taxativamente que “algo está errado”. Mas foi isso. Leclerc sobrou na dianteira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️  Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula 1 2024, GP da Austrália, Treino Livre 2:

1C LECLERCFerrari1:17.277 26
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:17.658+0.38121
3C SAINZ JRFerrari1:17.707+0.43025
4L STROLLAston Martin Mercedes1:17.822+0.54529
5F ALONSOAston Martin Mercedes1:17.912+0.63531
6G RUSSELLMercedes1:17.951+0.67424
7O PIASTRIMcLaren Mercedes1:18.077+0.80029
8S PÉREZRed Bull Honda1:18.090+0.81333
9L NORRISMcLaren Mercedes1:18.155+0.87823
10Y TSUNODARB Honda1:18.188+0.91127
11G ZHOUSauber Ferrari1:18.421+1.14432
12D RICCIARDORB Honda1:18.534+1.25730
13L SARGEANTWilliams Mercedes1:18.578+1.30123
14V BOTTASSauber Ferrari1:18.585+1.30832
15P GASLYAlpine1:18.691+1.41433
16N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:18.702+1.42528
17E OCONAlpine1:18.705+1.42832
18L HAMILTONMercedes1:18.834+1.55723
19K MAGNUSSENHaas Ferrari1:19.275+1.99831
20A ALBONWilliams MercedesSem tempo0
🔴AO VIVO! F1 2024 na AUSTRÁLIA: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.