Leclerc fala em “erro de julgamento” em Baku e admite: “Pararia uma volta antes se pudesse”
Charles Leclerc explicou que teve dificuldades para colocar os pneus na janela ideal de temperatura após a parada, portanto não conseguiu recuperar a liderança sobre Oscar Piastri
Charles Leclerc perdeu ótima oportunidade no GP do Azerbaijão de vencer duas corridas em sequência na temporada 2024 da Fórmula 1, e ele admitiu que, se pudesse voltar atrás, teria feito o pit-stop uma volta antes na corrida azeri de domingo (15). O piloto da Ferrari explicou que os pneus ainda estavam frios no momento em que Oscar Piastri efetuou a ultrapassagem, por isso não conseguiu se defender.
O representante da McLaren superou Charles na volta 20 de 51, ao final da longa reta de Baku. Piastri arriscou a manobra ao tracionar pela linha de dentro e deixar para frear tarde na curva 1 e teve sucesso. Já Leclerc contou na coletiva de imprensa pós-GP que apostou no DRS para recuperar a liderança, porém foi um “erro de julgamento” na estratégia.
Ao ser, então, questionado sobre o que mudaria na tática, não titubeou: “Parar uma volta antes”, disse. “Acho que é isso, manter a distância para Oscar e não ter aquela pressão toda quando se aquece pneus em pistas como essa”, acrescentou.
“Nunca é a posição em que você quer estar, mas, de novo, é sempre muito fácil mudar as coisas depois da corrida. E Oscar e a McLaren fizeram um trabalho melhor do que eu e a Ferrari, eles mereceram vencer”, salientou.
O #16 ainda foi questionado se a manobra de Piastri o pegou de surpresa e respondeu que não foi exatamente assim. “Ele não estava totalmente atrás de mim, estava um pouco à esquerda. Então consegui ver no retrovisor que havia a possibilidade de ele se mexer para lá. Mas, novamente, não tinha como ser muito agressivo.”
“Ainda estava com os pneus frios”, seguiu Leclerc. “Estava realmente com dificuldades para colocá-los na janela de temperatura. Achei que não seria um grande problema ele me ultrapassar naquele momento da corrida, que ainda era longa, e o DRS me ajudaria a ficar a 1s dele. Depois que meus pneus estivessem aquecidos, poderia ultrapassá-lo novamente. Mas foi um erro de julgamento de minha parte”, encerrou Charles.
A Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada, nas ruas de Marina Bay.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Red Bull tem razão: o título está em risco na F1, e só vacilo da McLaren salva