Leclerc nega blefe da Ferrari em Jedá: “Estávamos prontos para parar”

Líder do campeonato, Charles Leclerc negou que a Ferrari tenha blefado para enganar a Red Bull e Sergio Pérez, que era líder do GP da Arábia Saudita

Disputa contra Verstappen pelos olhos de Leclerc (Vídeo: Fórmula 1)

Depois de conquistar a pole-position no sábado, Sergio Pérez largou bem e se mantinha na liderança do GP da Arábia Saudita. No entanto, na 15ª das 50 voltas da prova, a Ferrari acionou Charles Leclerc, até então segundo colocado, no rádio, dizendo “box para ultrapassagem”. A equipe supostamente estava chamando o monegasco para fazer seu primeiro pit-stop. Mas não aconteceu. A Red Bull tentou antecipar a parada de ‘Checo’, enquanto Charles passou direto, assumindo a liderança.

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Logo depois disso, veio o safety-car e Pérez viu Leclerc, Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen pararem na volta 16. Resultado: ele pulou da liderança para a quarta posição, onde finalizaria a corrida mais tarde. O dono do carro #16 terminou em segundo após batalha com o atual campeão da F1, mas negou que o time de Maranello tenha blefado para enganar os taurinos.

“Não, não. Estávamos prontos para parar”, disse ele. “Mas, basicamente, fizemos o oposto de Checo [Pérez] quando ele estava à frente. E ele fez seu pit-stop na 15ª volta, então, sim, acho que fizemos a escolha certa”, acrescentou.

Charles Leclerc se mantém na liderança do Mundial de Pilotos com o segundo lugar em Jedá (Foto: Ferrari)

O piloto de 24 anos também falou sobre a satisfação com o gerenciamento de pneus no primeiro stint, quando ainda perseguia Pérez. Vale lembrar que o acerto aerodinâmico da Ferrari também tinha o objetivo de diminuir o desgaste dos pneus. E Charles declara que gostou do desempenho da F1-75 com os pneus médios.

“Acho que fizemos um ótimo trabalho gerenciando os pneus médios, porque não foi fácil seguir Checo. Mas, no final, tivemos um ritmo bastante bom”, concluiu.

Leclerc conseguia se manter na liderança até a volta 42, quando Max se aproximou. Ele levou a primeira batalha, mais uma vez usando o recurso do DRS. Só que na volta 47, o holandês deu o troco e aproveitou a velocidade de reta do RB18 para abrir vantagem. Além disso, a bandeira amarela no primeiro setor causada pelo toque entre Alexander Albon e Lance Stroll, justamente na parte onde a Ferrari era mais competitiva, deixou o monegasco sem chance de recuperar a liderança da corrida.

Fórmula 1 volta no dia 10 de abril para realizar o GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. É a volta da categoria ao país após o hiato de duas temporadas.

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

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