Leclerc recorda trajetória e diz que autocobrança era “dura demais”: “Virou força”

Charles Leclerc lembrou do começo da carreira e avaliou que se cobrava de maneira dura além da conta, chegando a afetar a autoconfiança. Hoje, garante, é diferente

Desde o começo da trajetória no esporte a motor, Charles Leclerc é visto como um talento em destaque. Sucesso nos karts, títulos nas temporadas de estreia em Fórmula 3 e Fórmula 2 e ida à Ferrari após somente um ano na Fórmula 1. Mas na avaliação do piloto, que acabou de vencer pela primeira vez a corrida de casa, em Mônaco, na semana passada, a confiança nem sempre era compatível com a sequência de sucessos nos primeiros anos da carreira. E por culpa dele próprio.

De acordo com Leclerc, a cobrança que impunha a si próprio nos primeiros anos de velocidade era grande demais. Tão grande que afetava a confiança que tinha nas próprias habilidades. Entretanto, com o passar do tempo, avalia que a característica se transformou num dos pontos fortes em seu leque de habilidades.

“Era extremamente duro comigo mesmo, algo que virou uma força hoje, porque sou muito honesto comigo. Não gosto de ser legal comigo mesmo quando cometo um erro. Sou duro e muito honesto. Ao mesmo tempo, reagir [após errar] é extremamente importante. A maneira que você reage aos erros que cometeu dentro do carro é onde consegue transformar um erro em algo positivo e aprender disso”, afirmou em entrevista ao podcast On Purpose, que gravou ainda no fim do ano passado, mas foi ao ar apenas agora.

“Quando eu era mais jovem, não tinha a reação correta e acabava me colocando lá embaixo. Machucava minha autoconfiança. Hoje é diferente. Sei que cheguei a certo nível por ter trabalhado forte, claro, porque quando você é jovem existe uma definição por talento”, opinou.

Charles Leclerc venceu o GP de Mônaco na semana passada (Foto: Ferrari)

“É muito importante manter a confiança bastante alta nesses momentos difíceis, senão você perde um pouco nessas horas, perde o caminho no qual precisa trabalhar e complica tudo. Era nisso que eu tinha dificuldades quando era mais novo”, finalizou.

Fórmula 1 retorna de 7 a 9 de junho com o GP do Canadá, nona etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

SAINZ na WILLIAMS, MERCEDES de ANTONELLI, DUCATI de MARTÍN… o mercado de F1 e MotoGP em 2024 | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.