Leclerc supera Verstappen e lidera treino livre 3 do GP de Mônaco. Bortoleto é 19º

Charles Leclerc manteve os 100% de aproveitamento nos treinos livres ao liderar a última sessão do GP de Mônaco. Max Verstappen e Lando Norris completaram o top-3

Charles Leclerc conseguiu manter 100% de aproveitamento nos treinos livres do GP de Mônaco e liderou a última sessão, realizada neste sábado (24). O monegasco conseguiu achar a janela de performance do complicado C6 e voou no traçado de Monte Carlo, assegurando a liderança com 1min10s953. Max Verstappen e Lando Norris completaram o top-3.

Em uma sessão livre de incidentes em quase todo o tempo, o trabalho foi focado nos macios, ainda que os médios tenham performado muito bem em volta rápida, já que, na prática, é o composto C5 da gama da Pirelli. Verstappen, por exemplo, chegou a 1min11s233 com os pneus de faixa amarela e sofreu mais com a aderência com os C6.

Foi uma volta, aliás, que o deixou na liderança por boa parte da sessão, mas foi superada nos cinco minutos finais quando Leclerc, novamente muito forte, acertou os setores 1 e 3 com os macios, colocando 0s2 sobre o tempo de Max.

A McLaren, por sua vez, novamente foi coadjuvante, com Norris quase 0s3 atrás de Leclerc. Oscar Piastri ficou em quarto, à frente de Lewis Hamilton — que bateu no finzinho da sessão ao se deparar com um intenso tráfego de carros no primeiro setor.

O top-10, portanto, ficou assim: Leclerc, Verstappen, Norris, Piastri, Hamilton, Alexander Albon, Liam Lawson, Carlos Sainz, Yuki Tsunoda e Andrea Kimi Antonelli. Gabriel Bortoleto ficou em 19º.

Fórmula 1 realiza o GP de Mônaco de 23 a 25 de maio, em Monte Carlo, oitava etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO em Mônaco para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Bernardo Castro e Leonid Kliuev.

GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horários em Brasília

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 ▶️ LEIA TAMBÉM: Credencial na mão e pit-walk: a sexta-feira de cobertura do GP de Mônaco

Lando Norris ficou em terceiro na sessão (Foto: McLaren)

Confira como foi o TL3 da F1 em Monte Carlo:

Com 21°C de temperatura ambiente, asfalto em 38°C e umidade relativa do ar em 56%, a última sessão de treinos livres começou com mais perguntas que respostas depois de uma sexta-feira surpreendentemente dominada pela Ferrari de Leclerc. Só que tanto a McLaren quanto Verstappen não poderiam ser descartados para a disputa da pole-position.

Por essa razão, o TL3, ainda que em condições de pista diferentes das que serão vistas logo mais, passou a ter importante papel no entendimento da real ordem de forças. A movimentação de pista, no entanto, começou bem devagar, apenas com os carros da Racing Bulls e Franco Colapinto registrando volta rápida nos primeiros dez minutos.

A Sauber mandou Nico Hülkenberg e Bortoleto à pista em seguida, e o alemão assumiu a ponta com 1min14s085 de pneus médios. Gabriel, por sua vez, registrou um tempo de volta 0s5 acima da marca do companheiro de equipe, ocupando momentaneamente a terceira colocação.

Com 15 minutos completados, Hamilton calçou os macios e colocou a Ferrari em segundo, apenas 0s023 de Hülkenberg — que melhorara ainda mais a volta, anotando 1min13s916. Leclerc, então, começou a mostrar que o desempenho de sexta-feira não havia sido tão circunstancial e conseguiu um belo giro em 1min12s712, novamente com o setor 1 muito veloz.

Pouco a pouco, todos foram à pista, e conforme o traçado emborrachava, os tempos baixavam. Norris, por exemplo, anotou 1min12s347 e colocou 0s3 sobre Leclerc. Já Piastri ficou a 0s4 do parceiro de McLaren na primeira tentativa, enquanto os carros da Red Bull escolheram primeiro os médios para o TL3, Tsunoda ficando à frente de Verstappen.

Perto dos 35 minutos para o fim, Charles mais uma vez acertou o setor 1 e tirou Norris da ponta por 0s1. Só que o britânico compensou nos trechos 2 e 3 do traçado monegasco e recuperou a liderança da sessão. Russell também achou alguns décimos importantes e pôs a Mercedes em terceiro.

Verstappen, então, foi o primeiro a entrar na casa de 1min11s ainda de médios: 1min11s961. Até então, o top-10 era formado pelo #1 da Red Bull, Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Hamilton, Albon, Lance Stroll, Isack Hadjar e Tsunoda — os dois últimos, aliás, passaram por um susto e tanto no túnel, o trecho de maior velocidade de Monte Carlo, no instante em que o japonês entrou no traçado muito mais lento e obrigou Isack a desviar numa fração de segundos. “Minha culpa”, assumiu Yuki.

Com menos de 30 minutos para o fim, Verstappen melhorou ainda mais a marca com direito a todos os setores em roxo: 1min11s233, o melhor do fim de semana até então e dando mais uma prova de que a performance do C5 — os médios, já que a Pirelli repetiu a gama de Ímola e levou o C6 como o mais macio de todos — poderia ser um fator na classificação. Era um tempo 0s2 melhor que o de Leclerc e 0s3 que o de Norris, os dois de macios.

Até então, Bortoleto vinha em 18º, ainda com tempo registrado de médios. Já Hülkenberg deu interessante salto para sétimo quando colocou a borracha mais macia, a 0s8 da volta mais rápida de Verstappen. Quando calçou o C6, Gabriel pegou tráfego no setor 1 e não conseguiu um grande giro, subindo três posições na tabela de tempos.

Nos minutos finais, a disputa ficou frenética, mas o tempo de Max parecia inalcançável, muito em função da dificuldade em achar a janela de desempenho do C6. Era um composto que começava a volta forte, mas perdia rendimento antes mesmo do último setor. Só que Leclerc conseguiu se entender com a borracha e acertou a mão nos setores 1 e 3, colocando novamente a Ferrari no topo e assinando de vez o nome entre os candidatos à pole.

F1 2025, 8ª Etapa, GP de Mônaco, TL3:

1C LECLERCFerrari1:10.953 
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:11.233+0.280
3L NORRISMcLaren Mercedes1:11.247+0.294
4O PIASTRIMcLaren Mercedes1:11.398+0.445
5L HAMILTONFerrari1:11.516+0.563
6A ALBONWilliams Mercedes1:11.668+0.715
7L LAWSONRacing Bulls Honda1:11.814+0.861
8C SAINZWilliams Mercedes1:11.893+0.940
9Y TSUNODARed Bull Honda1:11.952+0.999
10A.K. ANTONELLIMercedes1:12.013+1.060
11G RUSSELLMercedes1:12.066+1.113
12F ALONSOAston Martin Mercedes1:12.101+1.148
13N HÜLKENBERGSauber Ferrari1:12.125+1.172
14P GASLYAlpine1:12.194+1.241
15L STROLLAston Martin Mercedes1:12.202+1.249
16O BEARMANHaas Ferrari1:12.251+1.298
17I HADJARRacing Bulls Honda1:12.271+1.318
18E OCONHaas Ferrari1:12.499+1.546
19G BORTOLETOSauber Ferrari1:12.601+1.648
20F COLAPINTOAlpine1:12.851+1.898
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!