Leclerc se diz surpreso com diferença para pole, mas admite: “Resultado era esperado”

Após Carlos Sainz cair no Q2 nos Países Baixos, Charles Leclerc levou a Ferrari ao Q3 e se classificou na sexta colocação

Charles Leclerc foi o único representante da Ferrari no Q3 da classificação do GP dos Países Baixos neste sábado (24) após Carlos Sainz cair na fase anterior. Mesmo entre os dez mais rápidos, o monegasco não se mostrou muito entusiasmado com a sexta posição no grid de largada para domingo, apesar de confessar que esse era “o melhor que poderia fazer”.

O piloto do #16 afirmou que, apesar do resultado previsível para a Ferrari, a diferença de quase 0s9 para Lando Norris, o pole-position, surpreendeu. Leclerc também disse que a equipe conseguiu fazer algumas melhorias no carro de sexta para sábado, mas que não deve ser o suficiente para mudar o cenário de domingo (25). 

Na terceira fila em Zandvoort, Leclerc vai largar ao lado de Sergio Pérez, o quinto colocado. À frente dos dois estará George Russell e Oscar Piastri, com Max Verstappen e Lando Norris compondo a fila inicial do grid. 

“Foi o melhor que podíamos fazer. É lamentável. Por mais que este resultado era esperado, não imaginávamos que ficaríamos 0s9 atrás do pole-position. É muito, especialmente em uma pista tão curta como essa. Estou batendo nessa tecla já há alguns meses, mas temos trabalho a fazer. Estamos fazendo o máximo para tentar diminuir essa diferença”, comentou.

Charles Leclerc (Foto: Ferrari)

“Fizemos o dever de casa durante a noite e acho que melhoramos um pouco o carro, mas o ritmo na corrida aqui não importa muito. É difícil de ultrapassar, então imagino que vamos terminar a prova em uma posição similar amanhã. Mas o tempo dirá se teremos uma oportunidade melhor. Se sim, aproveitarei essa chance”, disse.

Para o decorrer da temporada, Leclerc destacou que a Ferrari planeja trazer atualizações em breve, mas não sabe ao certo se terá muito efeito em comparação com o resto do grid. 

“Teremos uma atualização em breve e espero que ajude, mas quando vejo uma diferença deste tamanho em uma pista como essa, não sei se será o suficiente para brigar por vitórias. São passos pequenos, espero que possamos voltar a vencer constantemente, mas há muito trabalho a ser feito”, revelou. 

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Países Baixos de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (25), os pilotos disputam a corrida em Zandvoort a partir das 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos Países Baixos da Fórmula 1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.